Diversão e Arte

Escolas públicas do DF recebem projeto de música clássica

Maestro Jorge Lisboa Antunes rege a orquestra Ars Hodierna em concerto contemporâneo

postado em 30/10/2014 08:05

Orquestra contemporânea visita escolas públicas do Distrito Federal para levar música aos estudantes

O maestro Jorge Lisboa Antunes, 38 anos, acredita que a melhor maneira de aproximar as crianças da música erudita é levar as orquestras até o jovem público. Há quatro anos, ele tenta viabilizar um projeto de longas temporadas de concertos em escolas. A ideia seria fazer uma média de 80 apresentações por ano, mas o maestro precisou reduzir o número para poder dar início ao projeto há sete anos, quando começou a realizar os concertos nas escolas. Temporadas curtas e rápidas encaixavam melhor em orçamentos apertados, muitos deles provenientes de instituições públicas. Este ano, com apoio de R$ 80 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Lisboa deu início a mais uma etapa do projeto com concertos que devem prosseguir até novembro em oito escolas públicas do Distrito Federal.

Desde segunda-feira (27/10), o maestro percorre as escolas à frente da Orquestra Ars Hodierna (OAH) com um repertório contemporâneo de orquestra de câmara montado com peças de, no máximo, 50 minutos, detalhe didático pensado na medida para captar a atenção do público.



;A ideia desse projeto é fazer sete obras para solistas e orquestras de cordas para tentar evitar que os músicos fujam daqui e para levar a música as crianças;, diz Lisboa, que credita à falta de orquestras na cidade a evasão de músicos profissionais para outros estados. ;Entre o momento que iniciei a orquestra e agora, já perdemos dois profissionais porque é muito difícil conseguir apoio em Brasília.; Na lista de solistas convidados, estão Victor de Oliveira (viola), Fernando Machado (clarineta), Welder Rodrigues (flautim), Álvaro Henrique (violão), Reuler Frutador (tenor), Leila Reis (harpa) e Déborah Wanderley (violino).

[SAIBAMAIS]A Ars Hodierna foi criada há sete anos, antes de Lisboa fazer o mestrado na Universidade Simon Bolívar, na Venezuela. Em Caracas, ele se encantou pelo Sistema, a estrutura de ensino de música que conta com mais de 500 mil alunos por todo o país e abastece dezenas de orquestras profissionais. ;No Brasil, temos 200 milhões de habitantes e, na capital, apenas uma orquestra. A Venezuela tem 30 milhões e, só na capital, tem oito orquestras;, compara Lisboa. ;São pelo menos quatro concertos só do Sistema durante o fim de semana.;

SERVIÇO
Concerto da Orquestra Ars Hodierna
30/10, às 14h30, no Centro de Ensino Especial 1, e às 17h30, no Centro de Ensino Fundamental Mestre d;Armas, ambos em Planaltina.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação