Diversão e Arte

Zuenir Ventura é eleito o novo imortal da ABL

O jornalista e escritor recebeu a notícia na casa de amigos e disse estar muito emocionado

postado em 30/10/2014 17:21
O novo imortal ocupará a cedeira de número 32, que pertenceu ao escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna

O jornalista e escritor Zuenir Ventura, 83 anos, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, na tarde desta quinta-feira (30/10). O novo imortal ocupará a cedeira de número 32, que pertenceu ao escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, morto em julho deste ano em decorrência de um AVC.

O autor recebeu a notícia em reunião na casa de um casal de amigos. ;É um dos momentos mais alegres da minha vida, o mais emocionante. Está sendo, ainda estou sob impacto da notícia;, disse ao Correio.

[SAIBAMAIS] ;O Zuenir é querido por sua dedicação, lucidez e argúcia com que acompanha a vida social e econômica do Brasil. A Academia está muito contente em recebê-lo;, declarou o presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti.

Esta foi a última das três eleições para a ABL no último mês. Na semana passada, foi eleito o historiador Evaldo Cabral de Mello para a vaga de João Ubaldo. No dia 9 deste mês, o eleito foi Ferreira Gullar, na vaga deixada por Ivan Junqueira. Zuenir concorreu com Thiago de Mello e Olga Savary, que tiveram um voto cada, e John Müller.

O novo imortal ganhou, em 1995, na categoria reportagem, o Prêmio Jabuti pelo livro Cidade Partida. E a obra 1968: o Ano que Não Terminou serviu de inspiração para a minissérie Anos Rebeldes.

Obra:
1968: o ano que não terminou ; Editora Nova Fronteira (1989,2006)/Editora Planeta (2008)
Cidade Partida ; Companhia das Letras (1994)
Inveja: Mal Secreto ; Editora Objetiva (1998)
Chico Mendes: Crime e Castigo: Quinze anos depois, o autor volta ao Acre para concluir a mais premiada reportagem sobre o herói dos povos da floresta ; Companhia das Letras (2003)
1968: O que fizemos de nós ; Editora Planeta (2009)
Sagrada família ; Alfaguara (2012)

Colaborou Nahima Maciel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação