Diversão e Arte

Ritmo e harmonia em quatro cordas: veja lista de baixistas consagrados

Com quatro cordas, na maioria das vezes, grandes instrumentistas e compositores fincaram os pés, ou melhor dizendo, as mãos no hall do mundo do rock 'n' roll

postado em 31/10/2014 08:03
Jack Bruce, voz e baixos da banda Cream, morreu no último sábado

Quando se fala em astros do rock, logo vem à mente guitarristas fazendo solos e vocalistas sob as luzes dos holofotes. Por vezes à margem dos olhares e das atenções, os baixistas acabam resignados a papéis secundários. Mas não é bem assim que funciona. O baixo possui função primordial no ritmo e na composição harmônica das músicas. Com quatro cordas, na maioria das vezes, grandes instrumentistas e compositores fincaram os pés, ou melhor dizendo, as mãos no hall do mundo do rock ;n; roll. Um deles foi Jack Bruce, que morreu no último sábado aos 71 anos.

Bruce, voz e baixos da banda Cream, sofria de uma grave doença no fígado e veio a falecer na própria casa, em Suffolk (EUA), aos 71 anos, cercado por familiares. Dono de uma voz marcante e com grande técnica e estilo com as mãos, Bruce, junto à banda formada por Eric Clapton, na guitarra, e Ginger Baker, na bateria, fazem parte do seleto grupo do Hall da Fama do rock. Certamente também entra para a história como um dos maiores baixistas de todos os tempos.

A notícia veio para abater ainda mais o mundo do rock, que já havia sofrido dura baixa após a divulgação da aposentadoria forçada de Malcom Young, do AC/DC. O guitarrista apresentou quadro clínico de demência e foi afastado em definitivo da banda, não só das turnês, como também das gravações em estúdio.

Pensando na importância do baixo na música, listamos alguns dos maiores baixistas de todos os tempos. Confira abaixo:

Jack Bruce - Cream
[VIDEO1]

Geddy Lee - Rush
[VIDEO2]

Paul McCartney - Beatles
[VIDEO3]

Flea - Red Hot Chilli Peppers
[VIDEO4]

John Entwistle - The Who
[VIDEO5]

Victor Wooten
[VIDEO6]

Cliff Burton

[VIDEO7]

Jaco Pastorius
[VIDEO8]

John Paul Jones - Led Zeppelin
[VIDEO9]

Les Claypool
[VIDEO10]

O que achou da lista? Conhece algum que não está aqui? Mande para o Correio e comente no Facebook!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação