Diversão e Arte

Arte na rua: confira mapeamento com os principais grafites de Brasília

Artistas mostram que o grafite combina com a cidade. Os desenhos espalhados pela capital trazem mais cor para rotina do brasiliense

postado em 05/11/2014 08:05


É mentira ou pura implicância quem diz que Brasília é uma cidade onde a cor predominante na paisagem é a do asfalto e a do concreto. Além do colorido exótico que a vegetação do cerrado guarda e presenteia os olhos da população em quase todas as estações do ano, os muros recebem desenhos carregados de criatividade e combinações variadas de cor. Os grafites dividem a atenção com o vermelho das flores do flamboyant, com rosa, amarelo, branco e roxo dos ipês, e com o verde das árvores. O resultado é uma arte urbana que se integra perfeitamente à arquitetura das ruas planejadas.

[VIDEO1]



Andar pelas quadras pode trazer surpresas a um passeio sem propósitos. Nos lugares mais inusitados, como muros descascados, paredes tomadas pelo mofo ou até carros abandonados, é possível ver uma explosão de cores por meio do grafite. A missão dos artistas é colorir a cidade e mostrar a céu aberto os desenhos que revelam um pouco da emoção que cada um guarda. Longe de ser aquela estética da pichação, os murais guardam a respeitável convivência dos antigos e novos talentos.

[SAIBAMAIS]Na maioria das vezes, os desenhos que encontramos pelo caminho foram financiados pelos próprios grafiteiros. Usam as tintas que sobraram de outros trabalhos que foram encomendados. ;Aprendi muito na rua, então todas as vezes que saio para pintar é uma forma de agradecer à cidade;, revela Daniel Toys sobre a motivação que o leva a pintar sempre que pode. Uma das mais novas obras da cidade que participou se encontra na 103 Sul. O mural feito em uma das paredes da estação de energia da quadra foi uma parceria com outros três amigos.

Faltava pouco para finalizarem a última camada de spray. O senhor Darione Nunes Cardoso, 83 anos, parou diante do muro um pouco perplexo. Balançava a cabeça como se estivesse aprovando a nova arte da quadra em que mora. Não deixou de elogiar os jovens. ;Ficou muito bom mesmo. Aliás, quando eles começaram, fiquei temeroso com o resultado. Mas, me surpreendeu ter ficado tão bonito. Trabalho bem feito assim alegra a cidade e impede que outros venham pichar;, disse ao sair de perto sorrindo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação