Diversão e Arte

Rapper Criolo volta às inéditas em novo disco

Convoque seu buda conta com participações de Tulipa Ruiz, Juçara Marçal e Money Mark (Beastie Boys)

postado em 10/11/2014 08:04

O rapper paulistano usa a ironia para falar de problemas que assolam o país

Após três anos do lançamento do disco Nó na orelha, o rapper Criolo apresenta o novo trabalho com inéditas, Convoque seu buda. Produzido por Daniel Ganjaman (teclados, programação eletrônica e diretor artístico dos shows) e por Marcelo Cabral (baixo acústico e elétrico), o CD é um projeto assinado por muitas mãos e cabeças. ;Todos os músicos participaram efetivamente do álbum. Todos criaram arranjos juntos e cada um deu sua contribuição para as sonoridades;, conta Criolo. ;Algumas letras eu já tinha, outras nasceram em estúdio.;

Influenciado por samba, rock, baião, reggae, jazz e, claro, pelo rap, o músico paulistano contou com participações muito especiais nesse balaio de referências. Tulipa Ruiz canta na bem-humorada Cartão de visita, e Juçara Marçal, em Fio de prumo (Padê Onã), que tem o clavinete de Money Mark, membro colaborador do trio Beastie Boys (EUA).

Leia mais notícias em Diversão & Arte

Por sinal, é em Cartão de visita que Criolo registra um dos seus versos mais irônicos. ;A alma flutua/ Leite, a criança quer beber/ Lázaro alguém nos ajude a entender;, canta o rapper, fazendo referência à entrevista dada por ele ao ator e apresentador Lázaro Ramos. O bate-papo, que virou meme nas redes sociais, tinha frases (aparentemente desconexas) como: ;E que ascensão é essa? Alguém nos ajude, Lázaro, a entender. Porque senão a gente só vai reproduzir o que andam dizendo por aí;.

[SAIBAMAIS]O processo colaborativo está presente em todas as etapas de criação do álbum, inclusive na capa, formada com colagens de obras do museu holandês Rijksmuseum. ;Denis Cisma (diretor de arte) foi quem deu a ideia. Ele sugeriu a utilização dessas imagens, disponíveis em licença Creative Commons. É ótimo que o museu tenha oferecido tanta arte maravilhosa. É preciso mostrar para as pessoas que elas pode ver o que tem sido feito e propagar essas possibilidades. A capa está incrível e se completa no sentido do disco, disponível gratuitamente no site;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação