Diversão e Arte

Filme Interestelar teve influência de outras obras sobre o espaço sideral

Novo filme de Christopher Nolan é sucesso de bilheteria

postado em 16/11/2014 08:30
Em Interestelar, a salvação do homem pode estar em outros planetas longe da Terra

Uma das principais qualidades de Interestelar ; fenômeno de bilheteria desta temporada e um dos filmes cotados para compor a competição do Oscar do ano que vem ; é o sentimento nostálgico reascendido em parte do público cinéfilo por filmes que se passam no espaço sideral. A fita, dirigida pelo inglês Christopher Nolan, arrecadou cerca de US$ 144 milhões nas bilheterias mundiais. Um de seus méritos é explicar complicadas teorias astrofísicas para espectadores leigos. E um de seus grandes defeitos é a insistência em vestir uma narrativa sobre buracos de minhoca com tons melodramáticos.

[SAIBAMAIS]A história original, criada pelo cineasta e roteirista, Christopher Nolan, em parceria com seu irmão Jonathan Nolan, tem sido alvo de comparações com filmes anteriores. Alguns têm até a mesma raiz genética assumida pela dupla de roteiristas. Os irmãos basearam-se na Teoria da Relatividade escrita pelo físico Kip Thorne.



Os livros de Thorne basearam outra película com apelo emotivo lançada em 1997 e dirigida por Robert Zemeckis. Contato apresentava uma cientista interpretada por Jodie Foster tentando manipular as variáveis de tempo e espaço e reencontrar o pai que se perdeu em uma viagem pelo espaço. Curiosamente, o ator que fazia par romântico com a atriz era Matthew McConaughey, escolhido como protagonista do filme de Nolan.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação