Diversão e Arte

Caixa com toda a obra de Djavan confirma posição do alagoano na música

Todos os álbuns do cantor estão reunidos na Caixa Djavan

Irlam Rocha Lima
postado em 17/11/2014 08:05

Djavan não abre mão de ter o controle sobre o que leva ao público

Cantor, compositor, arranjador, produtor, dono de gravadora e editora. Todas essas funções são exercidas por Djavan Caetano Viana, hoje um consagrado artista brasileiro. Há 40 anos, quando migrou de Maceió para o Rio de Janeiro, sua ambição maior era sobreviver da música e dar sustento à família, formada pela mulher e dois filhos. À época não era algo fácil para o crooner da boate Number One, em Ipanema, o sofisticado bairro da Zona Sul carioca.

A situação começou a dar sinais de melhora em 1975, quando ele se classificou em segundo lugar no Festival Abertura, da TV Globo com Fato consumado. A canção foi registrada no LP de estreia, intitulado A voz, o violão, a música de Djavan, lançado no ano seguinte que trazia também Flor de lis, um outro futuro clássico da discografia do cantor.


[SAIBAMAIS]Esse disco, o único que saiu pela Som Livre, está lado a lado de três com a chancela da EMI e 14 gravados pela Sony Music. Entre os 20 títulos, há dois de raridades, sendo um deles em inglês e espanhol ; num total de 236 canções. Todos estão reunidos na Caixa Djavan, que guarda a obra completa e livreto de 200 páginas que traz informações detalhadas, fichas técnicas e fotos raras originais e lançam luzes sobre a trajetória do alagoano. Ao avaliá-la, ele revela: ;Depois de tudo isso, tem-se a impressão de que se justifica dedicar uma vida à música onde, como um ator, se pode ser outros como eu sempre sonhei;.

O reconhecimento do trabalho de Djavan demorou um pouco a acontecer. ;O primeiro disco não repercutiu e, para me manter, continuei cantando em boate e sem poder mostrar minha composições. Flor de lis só veio a tocar nos rádios um ano depois. As pessoas começaram a me conhecer a partir dos meus discos lançados pela EMI ; Djavan, Alumbramento e Seduzir ; , que sedimentaram meu nome; e depois que tive músicas gravadas por Nana Caymmi (Meu bem querer), Maria Bethânia (Álibi), Gal Costa (Faltando um pedaço) e Roberto Carlos (A ilha);, lembra.

Caixa Djavan

Lançamento da Sony Music com 20 CDs, que reúne 236 canções, um livreto de 200 páginas e fotos raras do acervo do artista. Preço médio R$ 390.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação