Diversão e Arte

Vencedor do Oscar de melhor diretor Mike Nichols morre aos 83 anos

A rede ABC afirmou que Nichols sofreu um ataque cardíaco na noite de quarta-feira (19/11)

Agência France-Presse
postado em 20/11/2014 10:39
Diretor Mike Nichols e sua esposa Diane Sawyer

Los Angeles
- O diretor de teatro e cinema americano Mike Nichols - ganhador do Oscar pelo clássico "A primeira noite de um homem" - morreu na quarta-feira, vítima de um ataque cardíaco aos 83 anos, informou a imprensa americana nesta quinta.

Nichols é uma das raras figuras do entretenimento americano a ter um "EGOT", ou seja, todos os prêmios da área, Emmy, Grammy, Oscar e Tony.

O diretor era casado há 26 anos com a famosa jornalista Diane Sawyer. Nichols tinha três filhos e quatro netos. O assessor de Sawyer confirmou a morte em um comunicado em que exalta a genialidade do cineasta e sua mente brilhante.

"Com uma carreira de triunfos em quase seis décadas, Mike contribuiu com as mais icônicas obras do cinema americano, com um impressionante currículo que abrange de ;A primeira noite de um homem; a ;Uma secretária de futuro; e ;Quem tem medo de Virginia Woolf;", entre outros.

"Ele era um verdadeiro visionário, recebeu as mais altas honrarias no mundo das artes por seu trabalho como diretor, roteirista, produtor e ator", afirmou James Goldston, presidente da ABC News, em um comunicado.

A imprensa americana informou que a família de Nichols pretende organizar um enterro discreto no fim de semana, e encomendar um serviço memorial posteriormente.

Filho de um médico russo que fugiu para Berlim depois da Revolução Russa, seu nome verdadeiro era Michael Igor Peschkowsky.

Sua família foi forçada a deixar a Alemanha e a ir para os Estados Unidos, dessa vez para fugir do nazismo, em 1939. Com 7 anos, Nichols passou a viver em Nova York.

Com uma infância difícil, principalmente depois da morte de seu pai quando ele tinha apenas 12 anos, Nichols fugia da realidade nas sessões de cinema. Não demorou para que ele se interessasse em ter uma carreira no mundo do entretenimento, o que o levou a se tornar um dos maiores visionários da sétima arte.



Falando à ABC News, o roteirista Tom Stoppard, amigo íntimo de Nichols, elogiou o falecido diretor. "Ele era generoso. Ele era bom em proporcionar apoio e alegria. Ele iluminava os ambientes e, é claro, era muito divertido", afirmou. "Para mim, era o melhor da América".

A nota também citou Meryl Streep, um antiga colaboradora do diretor, que falou de sua experiência de trabalhar com ele.

"Ela uma vez falou a respeito de Mike: ;Nenhuma explicação do nosso mundo poderia ser completa e nenhuma história ou imagem seria tão rica se não tivéssemos você;, considerando um dos artistas essenciais do nosso tempo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação