Diversão e Arte

Jornalista do Correio ganha prêmio com o documentário A ala

A produção exibe a rotina de presos da "ala gay" do presídio de Vespesiano (MG)

Ricardo Daehn
postado em 20/11/2014 12:23
A produção exibe a rotina de presos da

"Como foi que ninguém ainda tinha sentado aqui para ouvir esse pessoal?". Essa foi a reflexão do jornalista do Correio Braziliense e diretor Fred Bottrel ao entrevistar a primeira personagem do documentário A ala. A produção, que conta a vida dos presos da "ala gay" do presídio de Vespasiano (MG), ganhou o prêmio de melhor documentário (júri popular) e uma menção honrosa do júri especializado no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, nessa quarta-feira (19/11).

[VIDEO1]

"Como o filme tem uma proposta muito simples (concentra-se fundamentalmente nos depoimentos das personagens), vencer o prêmio a partir da escolha do público é um reconhecimento muito bonito justamente para o que essas personagens têm a dizer", enfatiza Bottrel.



[SAIBAMAIS]Para o diretor, A ala cumpre um papel político importante. "A relevância da discussão sobre essa população carcerária foi o que pautou, por outro lado, a decisão do júri, pela menção honrosa - voltar a falar do filme na premiação é excelente para acender esse debate tão urgente e tão negligenciado."

Nesta edição do festival, de acordo com Bottrel, a pluralidade de gêneros tive destaque. "O que chamou a atenção foi o volume de curtas realizados no Brasil - o que mostra o interesse crescente de cineastas brasileiros por temas ligados ao universo da diversidade. Então o mais interessante foi justamente a diferença entre as propostas", afirmou.

O documentário A ala será exibido em Brasília, em dezembro. O filme foi selecionado para a mostra Provocações, na programação do Curta Brasília. Segundo Bottrel, os prêmios conquistados ajudam a divulgar a produção. "O MixBrasil também é uma vitrine importante, porque o festival integra hub forte de eventos do tipo em todo o mundo."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação