Diversão e Arte

Três filmes brasileiros disputarão prêmios no Festival de Havana

'Trago Comigo', Tata Amaral; 'Praia do Futuro', de Karim Aïnouz e 'A Estrada 47', de Vicente Ferraz, integram a mostra competitiva

Agência France-Presse
postado em 25/11/2014 21:06
Cena do filme ' Praia do futuro' , de Karim Aïnouz
Havana -
Vinte e um filmes latino-americanos, entre eles três brasileiros, disputarão o Prêmio Coral de Longa-metragem de ficção no 36; Festival de Cinema de Havana, entre 4 e 14 de dezembro, que este ano vai homenagear o escritor colombiano Gabriel García Márquez, anunciaram os organizadores nesta terça-feira.

"Trago Comigo", de Tata Amaral; e as co-produções "Praia do Futuro", de Karim A;nouz (Brasil-Alemanha); e "A Estrada 47", de Vicente Ferraz (Brasil, Itália, Portugal), serão os representantes brasileiros na mostra.

Segundo o diretor do evento, Iván Giroud, se apresentaram nesta edição 1.640 filmes, dos quais 478 foram selecionados para exibição entre 116 nas mostras competitivas nas categorias ficção, média e curta-metragem, filmes de estreia, documentários e filmes de animação.

A Argentina é o país mais bem representado este ano, com seis filmes, a maioria em co-produção com outros países: "Relatos Salvajes", de Damián Szifrón; "El cerrajero", de Natalia Smirnoff; "La tercera orilla", de Celina Murga; "Jauja", de Liandro Alonso; "Refugiado", de Diego Lerman, e "Aire Libre", de Anahí Berneri.

Cuba será representada por quatro filmes, entre os quais se destaca "Conducta", com roteiro e direção de Ernesto Daranas ("Los Dioses Rotos", 2009), que foi indicado ao Oscar e aos prêmios Goya do cinema espanhol, e ganhador de vários prêmios no Festival de Cinema Espanhol de Málaga e no nova-iorquino Festival do Cinema de Havana.



Produções de Chile, Colômbia e México (duas de cada país), bem como de República Dominicana e Uruguai (uma de cada) completam a lista de aspirantes ao prêmio principal.

Este ano, a mostra, o principal evento cultural de Cuba, é dedicada ao Nobel de Literatura colombiano, Gabriel García Márquez (Gabo), um dos principais incentivadores do festival, falecido em abril, no México, aos 87 anos.

"Esta homenagem é fundamental para nós, porque o consideramos um dos fundadores e vai reger o desenvolvimento do festival", afirmou Giroud, destacando que a mostra será um tributo à relação do escritor colombiano "com Cuba, com o cinema latino-americano e com Fidel Castro".

As homenagens incluirão um encontro na Fundação do Novo Cinema Latino-americano e a exibição de vários documentários sobre o escritor, como "Buscando a Gabo" (Colômbia), de Luis Fernando Bottía; "Gabriel García Márquez: La escritura embrujada" (Colômbia, França, Itália), de Yves Billon, Mauricio Martínez-Cavard e Tales Beyond.

Também serão exibidos no evento amostras do cinema espanhol, alemão, porto-riquenho, filmes independentes dos Estados Unidos e de animação japonesa.

Outros homenageados serão os diretores Mario Handler (Uruguai), Ulrich Seidl (Áustria), Jorge Cedrón (Argentina) e Raoul Peck (Haiti).

As novidades deste ano serão a projeção, inédita em Cuba, pelo sistema digital "DCP", e a aquisição de um sistema de projeção móvel, que permitirá levar o evento a "12 pontos" de Havana que não têm salas de cinema.

A cada festival, são exibidos centenas de filmes do mundo todo em diversas salas de Havana, com público total de cerca de meio milhão de pessoas, atraídas pelo baixo custo dos ingressos: 8 centavos de dólar por filme.

A seguir, a lista dos filmes que integram a mostra competitiva do Festival de Cinema de Havana:

Brasil

- "Trago Comigo", Tata Amaral

- "Praia do Futuro", de Karim A;nouz (co-produção Brasil, Alemanha)

- "A Estrada 47", de Vicente Ferraz (co-produção Brasil, Itália, Portugal)

Argentina

- "El Cerrajero", de Natalia Smirnoff (Argentina, Alemanha, Holanda)

- "La Tercera Orilla", Celina Murga (Argentina, Espanha)

- "Relatos Salvajes", Damián Szifrón (Argentina, México, Dinamarca, EUA, Holanda, Alemanha e França)

- "Jauja", de Liandro Alonso (Argentina, Polônia, Colômbia, França, Alemanha)

- "Refugiado", de Diego Lerman (Argentina, Uruguai)

- "Aire Libre", de Anahí Berneri

Chile

- "Matar a un hombre", de Alejandro Fernández (Chile, França, Canadá)

- "La Voz en Off", de Cristián Jiménez

- "Matar a un hombre", de Alejandro Fernández

Colômbia

- "Tierra en la lengua", de Rubén Mendoza (Colômbia, Argentina, França, Alemanha)

- "Los Hongos", de Oscar Ruiz

Cuba

- "Conducta", de Ernesto Daranas

- "Fátima o el Parque de la Fraternidad", de Jorge Perrugorría

- "La pared e las palabras", de Fernando Pérez (Cuba, Colômbia)

- "Venecia", de Enrique Alvarez

México

- "Viento Aparte", de Alejandro Gerber (México, Espanha, França)

- "Los Ausentes", Nicolás Pereda (República Dominicana, Argentina, México)

- "Dólares de arena", de Israel Cárdenas e Laura Amelia Guzmán

Uruguai

- "Mr. Kaplan", de Alvaro Brechner (Uruguai, Espanha, Alemanha)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação