Diversão e Arte

Primeiro disco do trio canadense Rush completa 40 anos

O álbum, de nome homônimo ao grupo, surgiu de forma independente e sem apoio de gravadoras

postado em 28/11/2014 08:03
O álbum, de nome homônimo ao grupo, surgiu de forma independente e sem apoio de gravadoras

Há 40 anos, o trio formado por Alex Lifeson, Geddy Lee e John Rutsey lançava o primeiro disco de uma das maiores bandas de rock da história: Rush. O primeiro álbum, de nome homônimo ao grupo, surgiu de forma independente e sem apoio de gravadoras, criando fama inicialmente na região de Ontário, no Canadá. O álbum Rush tem oito músicas, com destaque para a faixa Working man, cujo solo de guitarra foi eleito pela revista Guitar World como um dos 100 melhores de todos os tempos. Confira a canção no vídeo abaixo:

[VIDEO1]

Essa música teve boa repercussão com o público, principalmente pelo conteúdo da letra, que retrata os pensamentos de um trabalhador que imagina a existência de uma vida melhor, enquanto narra o próprio cotidiano. Após a canção ter sido divulgada em rádios dos Estados Unidos, o grupo começou a ganhar fama em terras americanas e viu a carreira deslanchar de vez. Working man figurou recentemente em comercias da rede de supermercados Walmart e em seriados como That ;70s Show e Supernatural. Veja abaixo:

[VIDEO2]

Logo após o lançamento do primeiro disco, a banda entrou em reformulação. Com a saída precoce de John Rutsey, devido a problemas de saúde, Neil Peart assumiu o posto de baterista ; e permanece como tal até hoje. Na verdade, Neil não apenas tomou conta do instrumento, como também virou o principal letrista da banda. Desde então, o Rush já produziu outros 19 discos de estúdio, sendo o último deles Clockwork Angels, lançado em 2012.



Comparado aos demais álbuns, o disco apresentado em 1974 traz algumas particularidades. É possível observar grande influência de estilos como blues e hard rock, algo distante do rock progressivo pelo qual a banda é realmente conhecida.

Neste mês, para comemorar os 40 anos de existência da banda, foi preparado um box especial com vídeos de todas as quatro décadas, com várias apresentações ao vivo, incluindo trechos inéditos de um show feito 1974, quando John Rutsey ainda era o baterista. Para aqueles que querem conhecer mais do primeiro álbum desse grande ícone do rock mundial, o disco completo está disponível no YouTube:

[VIDEO3]

Com informações de Mateus Vidigal e Max Valarezo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação