Diversão e Arte

Cineasta Lars von Trier admite que usava drogas para produzir filmes

O diretor teme que a sobriedade afete o seu processo criativo

postado em 01/12/2014 12:53
O diretor teme que a sobriedade afete o seu processo criativo

Quem conhece os filmes de Lars von Trier, em algum momento, já deve ter descofiado da sobriedade do diretor. A dúvida acabou. O cienasta revelou que fez uso de drogas para escrever flmes como Dogville (2003), Anticristo (2009) e Melancolia (2011).



[SAIBAMAIS]Em entrevista ao jornal Politiken, Lars von Trier cónfessou que, agora que está limpo", tem medo de não conseguir produzir filmes como antes. "Nenhuma expressão criativa com valor artístico foi criada nunca por ex-alcoólatras ou ex-viciados". Ele também contou que o roteiro de Dogville foi escrito em 12 dias, depois de entrar em um "mundo paralelo".

Ninfomaníaca foi o primeiro filme do cienasta depois de ter iniciado a luta contra o vício. "Está claro que o mundo paralelo custa, mas tive também muitas alegrias, como para todos os artistas que admirei que se lançaram em todo tipo de drogas de mudança de comportamento", explica", explicou.

Lars von Trier revelou que o vício começou em 1996, durante as gravações de Ondas do Destino. Segundo ele, o "coquetel" combinava uma garrafa diária de vodca e uma mistura de drogas. "Estou há 90 dias sóbrio. Não usei drogas e não tomei nenhum tipo de bebida alcoólica."

A entrevista de Lars von Trier ao jornal Politiken rompeu um ciclo de silêncio em relação à imprensa. Em maio de 2011, o diretor, durante coletivas para divulgação de Ninfomaníaca, afirmou que compreendia Hitler e foi alvo de duras críticas. Desde então, ele se mantinha em silêncio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação