Diversão e Arte

Maracatu se torna Patrimônio Cultural do Brasil, segundo o Iphan

O título foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); cavalo-marinho e maracatu de baque solto podem ganhar a mesma honraria

Isabelle Barros
postado em 03/12/2014 15:17

Tradição do maracatu de baque virado é representada pelo Maracatu Nação Porto Rico

Duas expressões culturais genuinamente pernambucanas ganharam o título de Patrimônio Cultural do Brasil na manhã desta quarta-feira (3/12), concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Maracatu Nação, conhecido como Maracatu de Baque Virado, E o Maracatu de Baque Solto foram escolhidos por unanimidade durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da instituição. Outra agremiação, o Maracatu Cavalo Marinho, também passará por votação durante a tarde.

[SAIBAMAIS]O maracatu nação apresenta um conjunto musical percussivo e um cortejo real que sai às ruas durante o Carnaval, com reis, rainhas, orixás, baianas e outros personagens. Os vínculos com o sagrado e a manutenção das relações comunitárias estão entre as atribuições desse maracatu.



O conselho, que tem 23 conselheiros e 13 representantes, continuará reunido durante a tarde desta quarta-feira para analisar se o cavalo-marinho e o maracatu de baque solto, mais duas manifestações culturais pernambucanas, ganharão o mesmo título.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação