Diversão e Arte

Elcio Gomes lança obra sobre projetos dos palácios governamentais do DF

O estudo esmiuça em detalhes o processo histórico e arquitetônico das grandes construções de Brasília

postado em 15/12/2014 08:02

Croquis da década de 1950 mostram os primeiros traços para o Palácio residencial do presidente  na nova capital

Por quatro anos, o arquiteto Elcio Gomes pesquisou intensamente o período histórico e os projetos estruturais que deram origem ao Palácio da Alvorada, ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal e ao Planalto. A tese defendida na faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), em 2012, deu origem ao livro Os palácios originais de Brasília. O lançamento, marcado para esta segunda-feira (15/12) na Câmara dos Deputados, às 17h, celebra a iniciativa do autor e reforça a comemoração do nascimento de Oscar Niemeyer e do dia Nacional do Arquiteto e Urbanista.

[SAIBAMAIS];A motivação para o estudo decorreu do tombamento do Palácio do Congresso, ocorrida no centenário de Niemeyer, em 2007. A ação gerou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o prédio para atuar corretamente nas ações de preservação. Tendo a arquitetura e engenharia como foco, percebi que para conhecer o Congresso era necessário avançar a pesquisa para os demais palácios projetados e construídos simultaneamente ; o do Alvorada, do Supremo e o do Planalto;, revela o Elcio.



O estudo esmiuça em detalhes o processo histórico e arquitetônico das grandes construções de Brasília
Ao longo de mais de 400 páginas, o livro descreve as diversas etapas do processo de construção e as histórias por trás de cada obra. As ilustrações completam a análise sobre o período. Entre as imagens que compõem a publicação, fotografias de maquetes e desenhos originais de Oscar Niemeyer e de Joaquim Cardozo, produzidos entre 1956 e 1960, remetem a uma época visionária.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação