Diversão e Arte

Terceira edição do Festival Curta Brasília inicia nesta quinta-feira

O evento aponta para o crescimento da produção em curta-metragem no Brasil e no mundo

Ricardo Daehn
postado em 18/12/2014 09:51
A imensa programação do festival inclui filmes curtos e uma mostra especial de videoclipes
Uma boa parte do florescimento do cinema nacional nos últimos anos pode ser medida em pequenos formatos. A produção de curta-metragem é uma parcela importante do audiovisual brasileiro recente e boa parte desta opulência ocupará a tela do Cine Brasília de hoje até domingo, no 3; Curta Brasília. A nova edição mostra que o evento cresceu e ganhou musculatura. ;Nós ampliamos a mostra internacional apresentando uma seleção de filmes franceses (inéditos no Brasil) e um prêmio dedicado ao cinema alemão com fitas exibidas pela primeira vez em Brasília;, comenta a coordenadora-geral do evento, Ana Arruda Neiva.

[SAIBAMAIS]A programação é formada por um total de 115 filmes divididos em uma mostra competitiva e oito mostras paralelas. A novidade este ano foi a inclusão de uma seção diária toda dedicada aos clipes musicais. ;Mantivemos nossa base desde o primeiro festival, com preocupação com o aprimoramento técnico e artístico, formação de plateia e criatividade ampliada;, resume Ana.

Homenagens, debates e encontros com cineastas fazem parte da programação ampliada. A vasta experiência do ator Andrade Jr. no cinema brasiliense será apresentada na seleção Onipresença: o cinema de Andrade Junior e na exibição do curta-metragem A louca história de Andrade Júnior, filme inédito dirigido por Érico Cazarré e David Pennington.

Em uma atitude simpática dos anfitriões, os convidados nacionais participarão de um city tour nas superquadras, guiados pelos próprios moradores. ;É um tour afetivo por Brasília;, diz a coordenadora. Seguindo a tendência da capital federal, a praça de alimentação será feita com a gastronomia vinda de food trucks.

3; Festival Curta Brasília

De quinta a domingo, no Cine Brasília (106/107 Sul), com mostras competitiva e paralelas de curtas-metragens brasileiros. Abertura hoje, às 19h, com a exibição de A louca história de Andrade Júnior. Entrada franca.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação