Diversão e Arte

Cantora Mart'nália aposta em outros estilos musicais no disco Em Samba

Sem esquecer do gênero que a consagrou, ela também interpreta canções de Dona Ivone Lara a Monarco

Irlam Rocha Lima
postado em 22/12/2014 08:52
Entre os convidados de Mart'nália, estão o rapper paulista Emicida e o pai, Martinho da Vila
Assim como na vida, Mart;nália, na arte, é desprovida de preconceito. No Em samba, o DVD que acaba de lançar, embora privilegie músicas de compositores consagrados historicamente ligados ao gênero, interpreta, também, autores que frequentam outras praias. O show, gravado no Centro Cultural João Nogueira, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, mostra a cantora bem à vontade ao lado de sua banda e de dois convidados, Martinho da Vila e Emicida. O rapper paulista funde samba e hip hop no clássico Chiclete com banana (Gordurinha), imortalizado por Jackson do Pandeiro.

[SAIBAMAIS]Mas, antes de qualquer coisa, esse projeto serviu para Mart;nália homenagear sambistas pelos quais demonstra ter grande admiração ; de Dona Ivone Lara a Monarco, passando por Noel Rosa, Geraldo Pereira, Adoniran Barbosa e, claro, o pai Martinho. ;São mestres que venho, há algum tempo, reverenciando em minhas apresentações. Mas canto, também, músicas de compositores que aparecem em meu trabalho pela primeira vez, como é o caso de Carlinhos Brown, Lula Queiroga, Marcelo Camelo e dos novatos Rodrigo Lampreia e Beto Landau, do grupo Benditos;.

Embora não colocado de forma explícita pela cantora, O Mart;nália em Samba ; Ao vivo ; que saiu, também, no formato CD ;, com repertório recheado de clássicos, visa alcançar uma fatia maior do público. E busca isso com o jeito descolado e o anticharme de uma artista que, ultimamente, se desdobra, atuando como atriz, na série Pé na cova em que dá vida à lésbica Tamanco, um dos personagens mais populares de série criada por Miguel Falabela.

Na elaboração do extenso roteiro, dividido em oito blocos, Mart;nália se juntou a Martinho e à sua empresária Márcia Alvarez. No primeiro, que abre com a vibrante Peço a Deus (Eder Ferreira Lima e Edson Fagundes), antigo sucesso do saudoso Mestre Marçal, foram reunidas canções de Caetano Veloso (Pé do meu samba), Ana Carolina (Cabide) e Ela é minha cara (Celso Fonseca e Ronaldo Bastos), transformadas em hits pela cantora.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação