Diversão e Arte

Clubes da cidade são palco de atividades culturais diversas

Tradicionais na cidade, os clubes também são palco da produção de atividades culturais como corais, patinação e shows da artistas locais e nacionais

Irlam Rocha Lima
postado em 27/12/2014 08:01
Country Club mantém, desde 2006, um museu histórico instalado na Casa Velha da Fazenda do Gama

Há quem diga que os clubes sociais estão para o brasiliense, assim como a praia para os moradores de cidades do litoral. Uma tradição na capital, essas instituições são utilizadas, basicamente, para o lazer, a diversão e a prática de esportes por boa parte da população da capital. Vários deles estão localizados às margens do Lago Paranoá, criado durante a construção de Brasília.

Salão social, piscinas, quadras de esporte, academia de ginástica, pista para caminhada, restaurantes, sauna, salão de beleza e ancoradouro de barcos são alguns dos equipamentos que fazem parte da estrutura física dos clubes. Eventos pontuais como réveillon, bailes de carnaval, festa junina, comemorações do dia das mães, da criança, e celebração de aniversário integram a programação anual dessas entidades ; ou de parte delas.

[SAIBAMAIS]Alguns clubes desenvolvem também atividades artístico-culturais que vão de shows ; geralmente abertos ao público externo ; a aulas de instrumentos musicais, passando por exposições, palestras, lançamento de livros e festivais gastronômicos. Tudo isso com o intuito de estabelecer maior integração e congraçamento entre os associados.

O Iate Clube, que tem como patrono o ex-presidente Juscelino Kubitschek, é, nessa área, o que mais promove ações exclusiva para os sócios. ;A promoção e a divulgação de valores culturais entre os nossos associados é algo que o Iate busca difundir continuamente;, afirma o diretor cultural Carlos Santiago. ;Além dos eventos festivos, que são marcantes em nossa programação, promovemos concursos literários de desenho e poesia e exposições de artes plásticas voltadas para diferentes faixas etárias;, acrescenta.

Música
Juntam-se às citadas atividades o Encontro das Artes, coordenado pelo Grupo Música Confraria, que focaliza programação com estilos como o samba, o choro e a bossa nova, além de festivais internos. Os mais recentes foram o Festival Cultural Gastronômico, realizado em outubro numa parceria com o produtor Lino Fructuoso, e a 4; Mostra de Patinação Coreográfica, que aconteceu no fim de novembro e contou com 39 participantes. ;Tudo isso é divulgado internamente por meio do jornalzinho semanal e da revista com circulação mensal. Uma das últimas edições trouxe a cobertura do concorridíssimo Luau do Iate, que teve como atração os Paralamas do Sucesso na comemoração dos 30 anos de carreira;, conta Santiago.

Festas temáticas são destaque na programação variada do Minas Brasília Tênis Clube. Uma delas é a Noite do Flash Back, voltada para adultos, que costumam lotar a pista de dança do salão social no embalo de hits dos anos 1960, 1970 e 1980. Aos domingos, bandas da cidade animam os jovens tocando clássicos do pop rock nacional e internacional. Já as crianças se divertem nas matinês dançantes, durante as quais são servidos gratuitamente refrigerantes e doces.

Museu

No Brasília Country Club, fundado por Israel Pinheiro e Peri da Rocha França ; respectivamente os primeiros presidente e diretor de obras da Novacap ; em 26 de abril de 1958, instalado numa área de preservação ambiental, ao lado do Catetinho, eventos festivos e sociais que ocorrem com alguma regularidade. Mas o destaque maior fica por conta do museu que guarda referências da criação de Brasília.

Instalado na Casa Velha da Fazenda do Gama, uma antiga edificação em estilo colonial, o museu foi inaugurado em 2006, depois de ser tombado pelo então Departamento Histórico e Arquitetônico do Distrito Federal. Nos primórdios da capital, funcionou como ponto de apoio para os construtores do Catetinho e, posteriormente, depósito do clube.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação