Diversão e Arte

Sertanejo é o estilo musical mais ouvido nas rádios brasileiras em 2014

As rádios se rendem à força do country. A vitória da dupla Danilo Reis e Rafael no The Voice confirma a preferência pelo gênero

postado em 27/12/2014 08:00

Os vencedores da terceira edição do The Voice Brasil, Danilo Reis e Rafael, com Lulu Santos: a dupla levou a plateia às lágrimas com interpretações de clássicos do gênero

O Brasil já foi conhecido mundialmente como o país do samba. É verdade que o estilo do pandeiro e do cavaquinho ainda ocupa um lugar privilegiado na identidade nacional. Porém, um gênero diferente cada vez mais se consolida por aqui. Com botas, chapéus e fivelas misturadas a elementos moderninhos, as músicas sertanejas são atualmente as mais tocadas nas rádios e as mais visualizadas na internet. A final do The Voice Brasil, que laureou a dupla Danilo Reis e Rafael, ratificou a preferência do público pelo gênero.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]A atual tendência pelo estilo é clara no país. Segundo a empresa de monitoramento Crowley, que acompanhou a programação de 1; de janeiro a 28 de novembro, nove das 10 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras são sertanejas. Em primeiro lugar, aparece o hit Domingo de manhã, da dupla Marcos & Belutti. ;Hoje, 85% da programação é sertaneja;, afirma Arthur Luís, apresentador e gerente da Clube FM.

;A gente não faz nada pensando no resultado imediato. Buscamos qualidade em qualquer ramo e em todos os sentidos. Trabalhando dessa forma é que conquistamos o sucesso;, explica Leo, da dupla Victor & Leo, uma das mais conhecidas do gênero ; a faixa O tempo não apaga ficou em quarto lugar nas paradas brasileiras.

Veteranos no universo country, a dupla Bruno & Marrone atribui o sucesso do estilo às constantes mudanças e adaptações. ;O sertanejo é e sempre será forte, porque se renova. Precisamos dessa nova geração para manter a música sertaneja viva e renovar o público, isso é fundamental;, explica Bruno.

;É muito importante que entendam que não se trata de uma moda. A tendência é aumentar. Os cantores (da nova e da velha geração) estão modernos e mais estruturados. A facilidade de misturar-se com outros estilos é o diferencial;, aponta Arthur Luís. ;A palavra-chave na música é a mistura. No Brasil, juntam-se vários estilos. Isso é muito bom, traz coisas novas;, completa Leo.

Brasília country
De acordo com o levantamento, não é apenas na lista das 10 mais tocadas que o sertanejo bomba. Das 100 faixas mostradas pela Crowley, 59 são do estilo, o que representa 59% de tudo que é executado nas principais estações do país. No entanto, esse sucesso não é só nas ondas dos rádios. ;Brasília é um ótimo exemplo de como os grandes eventos de música são, na maioria das vezes, relacionados ao sertanejo;, lembra Arthur Luís.

Bruno & Marrone: sucesso é fruto das mudanças no gênero ao longo dos anos

A popularidade do estilo também chega à internet. Segundo informações fornecidas pelo Google, a canção mais ouvida no YouTube em 2014 foi Mozão, do sertanejo Lucas Lucco. Os internautas visualizaram a faixa 53,2 milhões de vezes desde o lançamento, em janeiro deste ano. Nas rádios, o hit ficou em quinto lugar.

Para o cantor, o sucesso é baseado nas novidades da letra e da melodia. ;Mozão é uma música diferente do que eu vinha mostrando e daquilo que era tocado nas rádios. Tem uma letra romântica e uma produção musical bem bacana;, comenta Lucco. O sertanejo também reconhece as vantagens da internet. ;Foi através das redes sociais que comecei a ser conhecido. Foi um desafio diário, tudo que eu faço é pensando em meus fãs, eles são maravilhosos e me apoiam em tudo!”

*colaboraram Adriana Izel e Diego Ponce de Leon

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação