Diversão e Arte

Designers brasileiros analisam capas de discos da MPB e do Pop

Entretanto, o objetivo da análise não é fazer uma comparação entre qual capa é melhor ou pior. Cada obra é analisada individualmente

postado em 03/01/2015 08:05
[FOTO359485]

;Nunca um bom disco deixou de ser bom por causa de uma capa ruim, mas uma boa capa é uma ótima porta de entrada para se conhecer o trabalho do artista em questão;, diz o professor de design Luiz Vidal. Assim como outros acadêmicos da área, ele costuma adotar obras de arte como objetos de análise para motivar a aprendizagem de alunos. Entre esses objetos, estão as capas de discos.

Vidal explica que, nos anos 1960, as gravadoras investiam muito em capas, por isso temos obras tão emblemáticas da Bossa Nova e da Tropicália, por exemplo. Entretanto, o objetivo da análise não é fazer uma comparação entre qual capa é melhor ou pior. Cada obra é analisada individualmente, por meio de sua composição e do contexto em que foi lançada, a fim de tentar entender porque elas se tornaram tão importantes.

Com outros dois acadêmicos ; Marcos Brod Junior e Ligia Medeiros ;, Vidal escreveu o livro Sgt Pepper: Projeto e desenho da capa [48 anos], que busca compreender a fama e o sucesso da capa do oitavo disco dos Beatles, com base no estudo das relações harmônicas úteis à composição final e a sua geometria. Enquanto o livro não sai, você pode conferir a breve análise de algumas capas feita por Luiz Vidal e Valéria Nancí, mestre em desenho, cultura e interatividade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação