Diversão e Arte

Minissérie traz à tona desentendimento entre Tim Maia e Roberto Carlos

"Tim Maia: Vale o que vier" coloca o ícone da Jovem Guarda em mais uma polêmica após adaptação do filme para a tevê

postado em 07/01/2015 09:48
Tim Maia e Roberto Carlos fizeram parte de um grupo vocal chamado Sputniks
;Este é o momento mais constrangedor da história da Rede Globo desde a polêmica edição do debate presidencial entre Lula e Collor no Jornal Nacional, em 1989.; É assim que Paulo César de Araújo, autor da biografia censurada Roberto Carlos em detalhes, se refere à minissérie Tim Maia: Vale o que vier. Exibido em dois capítulos, quinta (1;) e sexta (2), o docudrama feito a partir da cinebiografia do diretor Mauro Lima, lançada no fim de 2014, cortou cenas em que Roberto Carlos despreza o soulman e apresentou o Rei como o artista que lançou Tim Maia.

[SAIBAMAIS];Foi uma manipulação ainda mais grotesca porque, no debate de 1989, o Lula realmente havia ido mal. Eles apenas pioraram o seu desempenho na edição. No caso da minissérie, foi uma tentativa de mudar a história. Tentaram transformar algo que poderia ser negativo para Roberto Carlos em positivo, excluindo cenas e acrescentando depoimentos do Rei. Trataram-no como um herói;, critica Paulo César.

A história de Tim e Roberto é antiga. Os dois eram amigos da Tijuca, Zone Norte carioca, no fim dos anos 1950 e fizeram parte de um grupo vocal chamado Sputniks, que se desfez quando Roberto decidiu seguir carreira solo. Após a dissolução da banda, Tim Maia se mudou para os Estados Unidos e foi preso. Deportado para o Brasil em 1964, procurou Roberto Carlos, que tinha um programa na Record, e pediu ajuda. Foram meses de batalha, eventualmente humilhantes.

[VIDEO1]

;Imagina como foi difícil para Tim Maia voltar ao Brasil e ver os seus colegas da Tijuca no topo das paradas enquanto ele estava no fundo do poço? Ele foi o cara que convidou Roberto para tocar nos Sputniks e que ensinou os três acordes básicos do rock para Erasmo Carlos. Ninguém sabia tanto quanto Roberto e Erasmo do talento de Tim. Mesmo assim, ele foi podado pela Jovem Guarda de 1964 a 1968, quando lançou o seu primeiro disco;, explica Paulo.

Em trecho da biografia não-autorizada, Paulo César narra o episódio em que Tim é humilhado por Roberto Carlos, exibido no longa e cortado da minissérie. Na ocasião, Tim entrou na TV Record disposto a falar de qualquer jeito com o Rei. Ele aguardava o astro pacientemente, até que Roberto passa pelo corredor e o ignora. Após o fim do programa, ele corre para sair, mas Tim o alcança, pede ajuda e diz não ter dinheiro para voltar para casa. Roberto, mais uma vez, o esnoba e manda alguém dar dinheiro ao ex-colega. O produtor do programa amassa as notas, faz uma bolinha de papel e joga para o alto. Tim Maia se agacha para pegar o dinheiro. ;Eu tive um acesso de choro na hora;, disse Tim ao autor.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação