Diversão e Arte

Autor de Império, Aguinaldo Silva fala ao Correio sobre polêmicas

Novelista também abre o jogo sobre o futuro da profissão e sobre a bem-sucedida carreira

postado em 11/01/2015 08:04

Aguinaldo Silva assinou sucessos como Senhora do Destino

Aguinaldo Silva já construiu um império, conquistou seu monte e até tornou-se comendador ; a comenda da Ordem do Mérito Cultural foi entregue na última quarta-feira, no Palácio do Planalto. Mesmo assim, ele continua ralando feito louco, assim como o personagem José Alfredo, para manter esse universo vivo e impecável. Em entrevista ao Correio, o ;Rei do horário nobre;, autor da telenovela Império, fala do início de carreira, das pessoas que o influenciaram e de algumas particularidades do chamado horário das nove ; ele confessa, inclusive, que muitos dos personagens de Império são baseados, pelo menos em parte, nele próprio.

Diamante rosa
É a novela Senhora do destino. Depois de Porto dos milagres, e após uma sequência de novelas rurais com muito de realismo mágico, eu entrei em crise porque achei que estava me repetindo. Pensei em não escrever mais. Após os três anos, decidi me reinventar e escrevi uma novela urbana. Foi ali, na minha 11; novela, que cheguei à conclusão de que poderia fazer mais 10. Então, Senhora do destino, a recordista de audiência do milênio, me deu forças assim como aquela pedra dá forças ao comendador em Império. Em Império, José Alfredo teve um ;empurrão; que foi fundamental no início da carreira. Aqui, na realidade, quem foi seu Sebastião Ferreira?

Heróis e anti-heróis
Os personagens antigamente eram muito compartimentados. A palavra hoje é ambiguidade. Todo mundo tem um lado bom e um lado ruim. Todos têm seu momento de Cora e seu momento de Vicente.

Pressão da audiência

Não me preocupo com audiência e sim com o trabalho, com o resultado final. Os métodos aos quais se chega a esses números estão ultrapassados. O importante é fazer o trabalho o melhor possível e o resultado vai ser alcançado.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação