Diversão e Arte

O fundador da banda alemã Tangerine Dream, Edgar Froese, morre aos 70 anos

Artista pioneiro da música eletrônica, Froese tinha embolia pulmonar

postado em 24/01/2015 13:33
Edgar Froese, uma das figuras mais influentes da música alemã, morreu na última terça-feira, aos 70 anos, vítima de complicações de uma embolia pulmonar. O anúncio foi feito ontem à noite no Facebook da Tangerine Dream, banda fundada por Froese que se tornou uma das mais importantes do rock progressivo eletrônico.

Artista pioneiro da música eletrônica, Froese tinha embolia pulmonar

Nascido em Berlim, Froese formou, em 1967, a Tangerine Dream, que lançou mais de 100 álbuns e compôs a trilha sonora de dezenas de filmes, entre eles A lenda (1985), Negócio arriscado (1983) e A fortaleza infernal (1983).

[SAIBAMAIS]Ao lado dos conterrâneos Kraftwerk e Can, o grupo foi um dos expoentes da cena conhecida como Krautrock, atribuída a artistas experimentais da Alemanha no começo dos anos 1970, quando Froese passou a experimentar novas técnicas eletrônicas. Foi a partir desse período que a Tangerine Dream atingiu o seu auge, lançando os aclamados discos Atem (1973) e Phaedra (1974).

Em junho do ano passado, a banda lançou um novo álbum de estúdio, Chandra ; The Phantom Ferry Part II.

Jerome, filho de Froese, fez o seguinte anúncio: ;Caros amigos e colegas, o capitão deixou o navio... Sinto muito informar que meu pai Edgar Froese faleceu na terça-feira à tarde (20 de janeiro), em Viena. E, como todos sabem, a vida não se repete. Descanse em paz Edgar, você fará falta;.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação