Diversão e Arte

Vitória de Birdman em premiações ameaça favoritismo de Boyhood ao Oscar

O filme de Alejandro González Iñarritu venceu o Screen Actors Guild e PGA Awards

postado em 27/01/2015 08:13
Elenco de Birdman com os troféus do SGA: filme entra forte na disputa do Oscar
O resultado do Screen Actors Guild (SAG), o prêmio do sindicato dos atores de Hollywood, anunciado na madrugada de ontem, deixou a disputa pelo Oscar menos previsível. Vencedor do prêmio máximo, destinado ao melhor elenco, Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância),de Alejandro González Iñarritu, firmou a segunda vitória importante na prévia da principal premiação da indústria do cinema. No último sábado, a produção levou para casa o troféu principal do PGA Awards, concedido pelo Sindicato dos Produtores (Producers Guild of America).

[SAIBAMAIS]Boyhood: da infância à juventude, de Richard Linklater, vinha se notabilizando em prêmios ofertados pela crítica, principalmente ao levar o Globo de Ouro de melhor filme, oferecido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. As duas premiações dos filiados à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deixam o cenário menos confortável para o filme de Linklater, um projeto que levou 12 anos para ser realizado.

Entre os 6 mil votantes da Academia, cerca de 2 mil são atores. Portanto, a tendência apresentada no SAG ; um dos melhores termômetro para a cerimônia do Oscar que será realizada em 22 de fevereiro;deixa as apostas em um franco favorito em suspense.

Ao mesmo tempo que bagunçou as análises de melhor filme, o SAG emprestou clareza a outras categorias. Os dois protagonistas vencedores da noite de domingo, Eddie Redmayne e Julianne Moore, têm em comum o fato de viverem papéis em produções que tem foco no sofrimento causado por doenças degenerativas.

Eddie Redmayne ganha a dianteira de melhor ator com a interpretação do físico Stephen Hawking em A teoria de tudo. O papel exigiu um trabalho físico intenso do artista. O cientista sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica( ELA) e Redmayne encarou todas as fases de decadência da doença degenerativa que ataca os músculos do corpo, inclusive os responsáveis pela respiração e pela fala.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação