Diversão e Arte

Princesa latina da Disney pode ser jogada de marketing, diz especialista

Segundo a professora Laura Maria Coutinho, o desenho pode retratar a história dos hispânicos superficialmente e não sair dos estereótipos

postado em 30/01/2015 14:13
Segundo a professora Laura Maria Coutinho, o desenho pode retratar a história dos hispânicos superficialmente e não sair dos estereótipos

A Disney apresentou, nesta sexta-feira (30/1), a primeira princesa latina criada pelo estúdio: Elena de Avalor. A jovem de 16 anos vai aparecer pela primeira vez em 2016 em um episódio especial do desenho Princesinha Sofia, exibida no canal Disney Junior.

Diferente das personagens Cinderela, Bela, Branca de Neve, Elsa ou Rapunzel, a nova aposta tem o objetivo de conquistar a audiência hispânica da Disney nos Estados Unidos e na América Latina. Apesar da novidade, a professora Laura Maria Coutinho do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília, questiona se a história da princesa Elena de Avalor será diferente dos contos infantis europeus. "Eles [Disney] vão procurar abordar os mitos e folclores da cultura latina, mas pelo os que eles contam, a história não foge dos contos dos irmãos Grimm", disse.

[SAIBAMAIS]Em 2010, a quantidade latinos nos EUA alcançou os 50,5 milhões e o crescimento populacional dos imigrantes da América Latina no país deve triplicar até 2050, de acordo com pesquisa feita pelo Pew Research Center, em Washington. Elena de Avalor pode ser uma jogada de marketing dos estúdios Disney para conseguir atenção dos imigrantes. Laura Maria também comenta a dificuldade que as produções dos Estados Unidos possuem em retratar a história latina com profundidade. "O cinema norte-americano tem dificuldade de sair da versão europeia das histórias e reproduzem contos apenas superficialmente".

Além de Elena de Avalor, os avós Tito e Cici, a irmã Isabel, o amigo Mateo e o duque Esteban, também participarão do desenho. "O que mais nos emociona é ter a oportunidade de contar histórias incríveis influenciadas pela cultura e as tradições das família de origem latina", informou Nancy Kanter, diretora geral da Disney Junior Worldwide, em comunicado. O desenho será exibido em 25 idiomas para 154 países. A personagem será dublada pela dominicana atriz Aimmee Carrero (Young & Hungry).

Nos programas de televisão, o sotaque espanhol de Sofia Vergara (Modern Familly), Eva Longoria (Desperate Housewives), Eva Mendes (Velozes e Furiosos) e Shakira (jurada no The Voice dos Estados Unidos) conquistou espaço no show business e já atingiu os serviços de streaming. No ano passado, a Netflix produziu Nosotros los nobles, a primeira série do canal em espanhol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação