Diversão e Arte

Descobertas as duas únicas esculturas em bronze de Michelangelo

As obras, que datam do começo de 1500, foram descobertas no Reino Unido

Agência France-Presse
postado em 02/02/2015 18:40

As duas únicas esculturas em bronze do mestre italiano da Renascença Michelangelo Buonarotti que sobreviveram até os dias atuais foram descobertas no Reino Unido, anunciou nesta segunda-feira (02/02) um grupo de especialistas britânicos. As esculturas, que representam dois homens nus, com um dos braços levantado e montado em uma pantera, são de 1506-08. Acredita-se que o artista (1475-1564) as tenha feito entre seus dois trabalhos mais famosos: o Davi, a escultura de mármore de quatro metros contemplada até hoje em Florença, e os afrescos da Capela Sistina, no Vaticano.

As duas esculturas de bronze foram atribuídas a Buonarotti no século XIX

O interesse em conhecer o autor dos bronzes surgiu em 2012, quando foram exibidos em uma exposição na Academia Real de Londres (Royal Academy). Seu proprietário, um colecionador privado que não quis ser identificado, pediu sua opinião ao professor Paul Joannides, da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, que ao vê-las lembrou um esboço de um discípulo de Buonarotti.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

A partir daí, professores de História da arte, especialistas em preservação e anatomistas se mobilizaram. A descoberta "é muito importante", explicou à AFP Victoria Avery, do museu Fitzwilliam de Cambridge, que mostrará os bronzes a partir de terça-feira e até agosto. As esculturas são tecnicamente perfeitas e os especialistas acreditam que só pôde fazê-las porque alguém que tinha praticado a dissecção, como Michelangelo.

O artista italiano "sentia que seu trabalho era mostrar as maravilhas da criação de Deus e o corpo humano da forma mais idealizada", disse Avery, que participou de sua identificação. Sabe-se que Michelangelo fez outros bronzes, mas as esculturas se perderam, algumas de forma peculiar, como um que representava o papa Júlio II, derretida para construir peças de artilharia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação