Diversão e Arte

Marina Colasanti e Ciça Fittipaldi são indicadas ao Hans Christian Andersen

No ano passado, o ilustrador brasiliense Roger Mello ganhou o prêmio, considerado no Nobel da literatura infantojuvenil

postado em 26/02/2015 10:31
A escritora Marina Colasanti ganhou, no ano passado, o Jabuti na categoria Livro de Ficção do Ano
A escritora Marina Colasanti e a ilustradora Ciça Fittipaldi são as candidatas do Brasil ao consagrado Prêmio Hans Christian Andersen 2016, considerado o Nobel da literatura infantojuvenil. A inscrição foi feita pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY). O prêmio é entregue a cada dois anos, no primeiro dia da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, realizada no mês de março, na Itália.

[SAIBAMAIS] A FNLIJ foi responsável pela preparação do dossiê das brasileiras, material que é enviado aos 11 membros do júri e à presidência do IBBY para avaliação. Além de informações sobre as autoras, o documento apresenta dez livros considerados os mais relevantes da carreira.

Três brasileiros já foram laureados com a premiação: Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000, na categoria escritor, e Roger Mello, no ano passado, na categoria ilustrador. Mello foi o primeiro ilustrador latino-americano a conquistar o prêmio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação