Diversão e Arte

Mundo pop: conheça o cantor John Legend, vencedor do Oscar de Melhor canção

O artista, que possui nove Grammys no currículo, é hitmaker, adora parcerias musicais e além de tudo é engajado socialmente e politicamente

Adriana Izel
postado em 27/02/2015 08:00
O artista, que possui nove Grammys no currículo, é hitmaker, adora parcerias musicais e além de tudo é engajado socialmente e politicamente

John Legend conquistou o Oscar pela faixa Glory
Uma parcela do público pode até achar que nunca ouviu falar de John Legend antes do cantor receber o Oscar de Melhor canção original pela faixa Glory, do longa-metragem Selma. Mas, certamente, os espectadores não devem estar ligando o nome aos trabalhos do artista.

Para começar, John Legend é o intérprete da faixa-chiclete All of me, música que tirou Happy, de Pharrell Williams, do topo das paradas da Billboard em fevereiro do ano passado. A canção estava há seis semanas na vice liderança quando desbancou o hit do rapper. O clipe oficial também mostra o tamanho do sucesso: são mais de 404 milhões de visualizações.

[VIDEO2]
É dele também a faixa You and I (Nobody in the world), que foi o tema da campanha #Operationgirl (operação garota, em tradução livre), que arrecadou dinheiro para instituições de apoio às mulheres nos Estados Unidos. A canção foi escrita para a esposa do cantor, a modelo Chrissy Teigein, e aprecia a verdadeira beleza da mulher independente de raça, corpo e padrões estéticos. O vídeo bombou na internet ao ser protagonizado pela transexual Laverne Cox (Orange is the new black).

[VIDEO3]
O norte-americano costuma estar envolvido em causas sociais e políticas. Durante as eleições dos EUA em 2008, o cantor participou ativamente da campanha de Barack Obama. Além disso, John Legend é bastante engajado no movimento negro.

[VIDEO4]
Inclusive, seu discurso de agradecimento do Oscar deixou isso bem claro. "Nós vivemos no país com mais encarcerados do mundo. Existem mais negros presos do que escravos em 1850", criticou Legend. O artista ainda completou dizendo que esse tipo de discussão tem voltar a pauta. "Selma é sobre o agora, porque a luta pela justiça acontece agora", completou e arrancou aplausos de pé da plateia.

Inserção na música

[VIDEO1]
A carreira de John Legend pode ser considerada recente. O primeiro disco, Get lifted, foi lançado em 2004. Mas o envolvimento com o mundo da música veio bem mais cedo. Aos quatro anos já tocava piano e participava de corais de música gospel em Sprinfield, em Ohio. No fim dos anos 1990 trabalhou com a cantora Lauryn Hill e se tornou conhecido ao gravar os pianos de Everything is everything, do The miseducation of Lauryn Hill (2001).

Ao longo da carreira, John Legend conquistou nove Grammys
A estreia como cantor solo não teve grande repercussão entre o público, mas garantiu a John Legend o reconhecimento ao vencer o Grammy em 2006 de Melhor artista revelação. Nesses mais de dez anos de carreira, o artista conquistou nove estatuetas na premiação. A última foi em 2011 pelo trabalho Wake up! como Melhor álbum de R.

Rei das parceiras

Há artistas que adoram estar envolvidos em parcerias musicais. John Legend se encaixa perfeitamente nessa categoria. O cantor já gravou com Kanye West, Alicia Keys, Snoop Dogg, Meghan Trainor, Kelly Clarkson... A lista é imensa, fica até difícil de falar.

Durante uma entrevista ao Terra, Legend revelou adorar o recurso. "Gosto muito de fazer colaborações porque se você trabalha com alguém que é ótimo, provavelmente isso, trará aquilo que há de melhor em você e o fará soar melhor e fazer coisas que sozinho talvez não fizesse", afirmou.

Está entre os sonhos do artista fazer um dueto com a britânica Adele. "Já disse publicamente que acharia ótimo trabalhar com a Adele. Acho que isso vai acontecer. É só uma questão de tempo", disse em entrevista à imprensa internacional. Recentemente, ele divulgou um cover de Rolling in the deep. Diz aí, se não seria uma boa parceria? Quem sabe no tão esperado álbum de Adele...

[VIDEO5]
Cantores brasileiros também tiveram a oportunidade de dividir os vocais com o cantor. Em 2009, ele gravou a faixa Entreolhares (The way you look at me) com Ana Carolina. É isso, mesmo, é John Legend o artista internacional que colaborou com a brasileira. As gravações foram feitas separadamente, mas o norte-americano chegou a vir ao Brasil para divulgar a canção.

[VIDEO6]
Grande fã de música brasileira -- John Legend revelou que escuta Tom Jobim e Maria Rita -- ele também fez uma parceria com Sergio Mendes em Don;t say goodbye.

[VIDEO7]
[SAIBAMAIS]O amor pelo Brasil pode se estender ainda mais. Neste ano, John Legend tem data para desembarcar no país. Ele é uma das atrações confirmadas da edição de 2015 do Rock in Rio, que será realizada nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro. Legend se apresentará no Palco Sunset, porém o dia e o horário ainda não foram divulgados. Será que o cantor aproveita o bom momento para dar uma esticadinha na passagem com uma turnê nas capitais do Brasil?

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação