Diversão e Arte

Grupo de música cubana formado em Brasília se apresenta no Feitiço Mineiro

Sabor de Cuba preserva o melhor do cancioneiro caribenho, da salsa à rumba

Irlam Rocha Lima
postado em 28/02/2015 08:02

Grupo Sabor de Cuba:  música tradicional e a contemporânea, que traduzem as raízes culturais do povo cubano

Felix Valoy teve o privilégio de crescer vendo e ouvindo de perto icônicos representantes da melhor música feita em Cuba, como Pablo Milanés, Silvio Rodriguez, Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo ; os dois últimos nomes de destaque do Buena Vista Social Club, lendário grupo cubano do qual o pai de Felix fez parte. ;Meu pai, também Felix Valoy, é contemporâneo e amigo de todos esses músicos, e alguns deles costumavam frequentar nossa casa em Havana;, lembra o músico, radicado em Brasília há quase quatro anos.

Aqui, Felix criou o Sabor de Cuba, grupo que se propõe a difundir a música feita na ilha caribenha ; do tradicional són à nueva trova, que resultam do encontro de ritmos e estruturas melódicas africanas, com influências europeias. ;Fazemos a música tradicional e a contemporânea, que refletem nossas raízes culturais, como salsa, rumba, mambo, bolero e cumbia;, conta.

O Sabor de Cuba, que se apresenta hoje, às 22h, no Feitiço Mineiro, tem Felix como líder e percussionista. Os demais integrantes são Hector Hernandez (vocal e percussão), Aniel Galarraga (baixo elétrico e vocal), Gumercindo Aquilera (violão e baixo), Ofélia Gonzalez (flauta), todos cubanos e com formação em conservatório; e mais o colombiano Manuel Urbano (piano) e o brasileiro (nascido em Salvador), Ricardo Vieira (percussão).

[SAIBAMAIS]No repertório do grupo, predominam clássicos, da importância de Dos gardenias (Isolina Carrilo), Besame mucho (Consuelo Velasquez), Silencio (Ibrahim Ferrer), El carnaval (Célia Cruz), Chan chan (Compay Segundo), Yolanda (Pablo Milanés), Hasta siempre comandante (Carlos Puebla) e, claro, o hino Guantnamera (Jose Marti). ;Há, também, músicas autorais e uma delas é Brasília, que fiz em homenagem à cidade que me acolheu tão bem;, anuncia Felix.

SERVIÇO
Sabor de Cuba
Show do grupo hoje, às 22h, no Feitiço Mineiro (306 Norte). Couvert artístico R$ 25. Não recomendado para menores de 18 anos. Informações: 3272-3032.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação