Diversão e Arte

Morre escritor turco Yasar Kemal aos 92 anos

Nascido em 1923 em Osmaniye, no sul da Turquia, fez sucesso com seu primeiro romance, "Memed meu Falcão", em 1955, que posteriormente foi traduzido a mais de 40 idiomas

Agência France-Presse
postado em 28/02/2015 15:11
Istambul, Turquia - O escritor turco Yasar Kemal, um dos mais importantes escritores do país, traduzido a várias línguas, morreu neste sábado em um hospital de Istambul aos 92 anos, informou a imprensa turca.

Hospitalizado desde janeiro, Kemal morreu por complicações ocorridas após uma infecção pulmonar e uma arritmia cardíaca, indicaram seus médicos, citados pela agência de notícias governamental Anatolia.



Nascido em 1923 em Osmaniye, no sul da Turquia, fez sucesso com seu primeiro romance, "Memed meu Falcão", em 1955, que posteriormente foi traduzido a mais de 40 idiomas.

Yasar Kemal ganhou vários prêmios e foi citado com frequência como possível primeiro Prêmio Nobel de literatura turco, mas tal honra foi obtida finalmente em 2006 por Orhan Pamuk.

De origem curda, também era um artista militante de esquerda e da causa curda, o que lhe valeu processos e inclusive a prisão após o golpe de Estado militar de 1971, além de um exílio de vários anos na Suécia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação