Diversão e Arte

Mostra Afrolatinas faz retrospectiva de festival de cultura negra

São 100 fotografias e 20 vídeos que lembram o Latinidades e estão expostos no Museu Nacional Honestino Guimarães

postado em 03/03/2015 08:02
As imagens de Tatiana Reis fazem parte da mostra
A mostra Afrolatinas, com mais de 100 fotografias e 20 vídeos que fazem retrospectiva do Latinidades ; Festival da mulher afro-latino-americana e caribenha, estará aberta ao público a partir de 8 de março, no Museu Nacional. ;Levamos em conta vários fatores para selecionar o material da exposição, que relembra as sete edições do evento. Há imagens de figuras-chaves, como Angela Davis e Patricia Hill Collins, do público e de episódios que, de alguma maneira, mexeram com as emoções da gente;, explica Chaia Dechen, curadora e uma das fotógrafas.

As imagens de Tatiana Reis, do coletivo Mídia Ninja e do programa Jovens de Expressão completam o projeto multimídia, que também conta com vídeo-depoimentos. Nas telas, declarações de Makota Valdina, sacerdotisa do candomblé baiano; Sueli Carneiro, professora e pesquisadora; e Ludymilla Anderson, mulher transexual e ativista do Movimento Trans do Distrito Federal, entre outras.

;A escolha do Dia Internacional da Mulher para a abertura da exposição foi proposital. Historicamente, a data não tem tanta visibilidade e, quando tem, é comum fazer referência a mulheres brancas. Nós temos a necessidade de pontuar o 25 de julho (Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha), mas é preciso dizer que o 8 de março também é nosso;, destaca.

[SAIBAMAIS]Neste ano, a temática do festival será Cinema negro. ;Debates sobre festivais e políticas públicas acontecerão no Cine Brasília. Apesar de o local ser no Plano Piloto, queremos envolver as outras regiões administrativas do DF com ações como a produção de vídeos caseiros. Isso é muito empoderador. A edição também terá um espaço infantil e tratará outras questões, como a da sustentabilidade;, adianta Chaia.


Afrolatinas
De 8 a 28 de março, exposição no Museu Nacional Honestino Guimarães (Setor Cultural Sul, Lt. 2; 3325-5220). Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca. Informações: www.latinidades.com. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação