Diversão e Arte

Bandas, programas e filmes dos anos 1990 reaparecem com sucesso em 2015

O professor Lima Neto explica que isso é um fenômeno natural e "iria acontecer de qualquer maneira"

Adriana Izel
postado em 05/03/2015 08:03
O projeto Móveis anos 90 faz releituras dos hits do axé, como Arerê e Pequena Eva
Não, não estamos de volta aos anos 1990, por mais que pareça. De tempos em tempos, a sociedade volta a reverenciar a cultura de décadas anteriores. Isso aconteceu com os anos 1970 e 1980 e, agora, é a vez dos anos 1990. A década, que começou em uma segunda-feira há 25 anos, consolidou a democracia, a globalização, o capitalismo e a popularização do computador e da internet. O período fez história também ao trazer uma nova cultura que apostou na mistura bebendo um pouco do punk, de 1970, e do grunge, de 1980. ;Os anos 1990 vieram para oferecer outra roupagem e se tornaram um método da indústria de transformação;, explica o professor da Faculdade de Comunicação da UnB Lima Neto.

Essa nostalgia em torno da década pode ser confirmada com o reaparecimento de símbolos da época. Várias bandas que fizeram sucesso naquele período e estavam fora da ativa aproveitaram a saudade do público para anunciar o retorno, além dos grupos atuais que criaram projetos dedicados ao repertório dos anos 1990. A televisão e o cinema também surfaram na onda e trouxeram de volta a programação séries e filmes que bombaram no período, sejam ele nas formas os originais ou em formato reboot.

Mas por que isso aconteceu? Segundo o professor Lima Neto essa valorização da cultura dos anos 1990 é um fenômeno natural. ;Iria voltar de qualquer maneira. É uma questão de que as crianças e os jovens daquela época ficaram mais velhos e formaram um nicho de mercado que quer consumir aquela cultura;, defende.

Para o especialista, motivos como poder aquisitivo tem uma importante influência nesse movimento. ;É justamente como aconteceu com as outras décadas. Aquelas pessoas eram crianças que não tinham algumas oportunidades, então, hoje elas revivem os anos 1990. Por exemplo, quando que naquela época, um jovem poderia ter a chance de assistir a um show dos Backstreet Boys no Brasil?;, questiona.

O que voltou

Pagode romântico
[VIDEO1]
"Que se chama amor....". Hits como esse retornaram com tudo após o Só Pra Contrariar anunciar a turnê comemorativa e puxar o bonde de bandas do estilo musical que voltaram como É o Tchan e Amigos do Pagode 90, um projeto com Chrigor (Exaltasamba), Salgadinho (Katinguelê) e Márcio Art (Art Popular). Além da banda brasiliense que toca o gênero no repertório, o Bloco do Primeiro Beijo.

Axé e outros gêneros
[VIDEO2]
Se deu certo para o pagode era claro que iria funcionar para outros estilos. Assim, o grupo Móveis Coloniais de Acaju criou o projeto Axé 90, Distintos Filhos fizeram um show em tributo ao rock dos anos 1990 e o Skank relançou o disco Calango, de 1994, que tem faixas como Jackie tequila.

Programas de tevê
[VIDEO3]
"Bum, bum, bum, Castelo Rá-Tim-Bum...". Todo mundo voltou a amar a música de abertura do programa infantil quando o Museu da Imagem e do Som, de São Paulo, recriou o cenário da atração em uma exposição comemorativa. Quem também voltou a aparecer foi a família Silva Sauro com o retorno da série A família dinossauro à tevê. Os anos 1990 também são tema do programa Rebobina, do DJ Zé Pedro.

Novelas na telinha
[VIDEO4]
A transmissão de O rei do gado, no Vale a pena ver de novo, trouxe uma nostalgia em relação aos folhetins dos anos 1990. Os telespectadores mostraram que novela boa eram as antigas levando a atração a picos de audiência bem melhores do que da trama anterior, Cobras & lagartos, e até da novela das 18h, Boogie oogie.

Pedidos de retorno
[VIDEO5]
Sim, todo mundo quer que certas séries retornam a programação com novos capítulos. Nos últimos dias, um curta-metragem sobre Power rangers lembrou os tempos áureos da série. Três é demais, que era conhecidos nos EUA como Full house, também ameaçou um retorno e deixou os fãs empolgados. O lado ruim é que ambos não tem confirmação oficial de um retorno.

Boyband e girband
[VIDEO6]
Backstreet Boys estão de volta (de novo)! Mas, dessa vez, o vocalista Kevin estará ao lado dos companheiros para uma turnê mundial, que passará pelo Brasil. Mas não inclui Brasília... Já as Spice Girls, que não devem voltar de jeito nenhum, pelo menos podem ser relembradas com as quatro faixas inéditas que vazaram na internet.

Remake
[VIDEO7]
Jurassic Park -- O parque dos dinossauros marcou época em 1993. O sucesso da trilogia sobre o tema fascínio dos anos 1990 -- os dinossauros -- terá um remake, que deve ser lançado em junho deste ano. O novo filme se passará 20 anos após os acontecimentos do original e terá Chris Pratt, de Guardiões da galáxia.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação