Diversão e Arte

Personagens femininos aparecem em destaque em novas histórias de HQs

Thor e MacGyver são protagonizados por mulheres, Agent Carter torna-se heróica mesmo sem poderes e Mulher-gato sai do armário

postado em 05/03/2015 08:05
Thor e MacGyver são protagonizados por mulheres, Agent Carter torna-se heróica mesmo sem poderes e Mulher-gato sai do armárioFoi-se o tempo em que os quadrinhos de grande circulação eram ;coisa de menino;. Essa é uma das mensagens que a Marvel Comics reforçou quando, no ano passado, anunciou que a próxima série de revistas do herói Thor, o Deus do trovão, seria protagonizada por uma mulher. Agora, a HQ com a nova heroína já está na sexta edição.

Nas grandes editoras, os heróis sempre foram, na maioria dos casos, interpretados por figuras masculinas. As poucas personagens femininas não tinham tanto apelo e figuravam como coadjuvantes nos quadrinhos. A produção e circulação dos HQs sempre tiveram uma concentração maior de homens, assim imaginavam as editoras e, por muito tempo, as mulheres ficaram à parte dos processos, sendo pouco reconhecidas como público e dentro do mercado.

Para Cris Peter, colorista de quadrinhos que já trabalhou na Marvel e na DC Comics, grande parte da mudança no cenário aconteceu em resposta à crise econômica nos EUA. ;Pesquisas começaram a mostrar uma porcentagem alta de mulheres consumindo filmes baseados em quadrinhos;, explica. ;Precisamos ter interesse de ler e a única maneira é quando nos sentirmos representadas nas páginas;. Quando o mercado percebeu a relevância do público, precisou criar estratégias para atraí-lo: ;Para nos sentirmos representadas, precisamos mais do que somente uma protagonista, precisamos de uma personagem tridimensional e real;, justifica.

A equipe criativa de Thor recebeu uma série de críticas desde os burburinhos sobre a mudança. Na última edição do quadrinho, o escritor Jason Aaron causou polêmica quando colocou a heroína frente a frente com um vilão chamado Homem-Absorvente, que ironizou as próprias críticas recebidas pela revista, e ainda defendeu o movimento feminista: ;Thor? Você está de brincadeira? Eu tenho que te chamar de Thor? Essas malditas feministas estão arruinando tudo;, disse o vilão.

Rebeca Puig, do blog Colant sem decote, acredita que o roteiro da revista soube trabalhar bem a questão de gênero, ;expondo as dúvidas que a personagem tem quanto à sua capacidade, e que o mundo machista do Thor original impõe sobre ela;, argumenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação