Diversão e Arte

Tirinhas reflexivas de Venes Caitano fazem críticas divertidas ao cotidiano

Os desenhos de Venes partem da observação e são feitos com nanquim

postado em 07/03/2015 08:25
Venes Caitano: humor extraído de situações do dia a diaHumor, reflexão, poesia e singularidade. Esses são os elementos dos quadrinhos criados pelo cartunista Venes Caitano. O ilustrador se inspira no cotidiano e em acontecimentos da vida de pessoas comuns. As tirinhas, sem lados iguais, incorporam as imagens e palavras a questões humanas, sempre com uma dimensão crítica e divertida. "Decidi que queria levar minhas ideias a um público mais amplo, provocar a reflexão, me aproximar das pessoas", conta o ilustrador.

[SAIBAMAIS]Em 2013, o artista estreou na internet com a série Vi - Venes, com histórias narradas em tirinhas retangulares, em que o leitor é a temática principal. Em dezembro do ano passado, os quadrinhos ganharam uma versão impressa. O cartunista lançou a coletânea independente Vi - Venes Primeiro, que traça uma linha do tempo reunindo criações publicadas entre janeiro de 2013 e julho de 2014, além de ilustrações inéditas e alguns desenhos dos tempos de criança.

O livro reúne centenas de quadrinhos e desenhos, feitos com nanquim, aquarela e muita observação. Venes queria ampliar o contato com o público e com o mercado de quadrinhos. "O livro foi lançado a pedido dos leitores que me acompanham".

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação