Diversão e Arte

Ilustrador brasileiro caça 'vítimas' no Instagram, para 'invadir' fotos

Lucas Levitan faz intervenções em fotos de desconhecidos que o inspiram

Luisa Ikemoto
postado em 18/03/2015 16:12
[FOTO371231]

Tudo começou com um tijolo, em uma cena que poderia fazer parte de um bom cartoon. Enquanto caminhava pelas ruas de Londres, o brasileiro Lucas Levitan quase foi atingido pelo material que despencou do quarto andar de uma construção e se espatifou no chão, passando a 10 centímetros da cabeça dele. Naquele momento, ele percebeu que tinha muito projetos para colocar em prática antes de morrer. Foi aí que nasceu o Photo Invasion (invasão de foto).

O projeto do artista, natural de Porto Alegre, começou em março de 2014 e une duas paixões: a ilustração e a fotografia. "Comecei fazendo ;invasões; em minhas próprias fotos, mas vi que interagir com fotografias de outros era mais divertido. E o Instagram me ajudou a caçar imagens e encontrar ;vítimas; de todo o mundo", explica ele, que toma a liberdade de criar ilustrações sobre fotos postadas na rede social.

Ele conta que escolhe as fotos aleatoriamente. Busca imagens que o inspirem e não aceita pedidos de intervenções, pois acha que "a surpresa de ser invadido é melhor que a expectativa de imaginar o que eu faria com a foto enviada. Gosto da liberdade da criação".

Lucas saiu do Brasil em 2005 para fazer um mestrado em arte e design na Universidade de Artes de Londres. Era para ficar apenas um ano no país, mas se apaixonou pela cidade e por uma europeia. Desde então, trabalhou como cineasta, artista plástico, designer e ilustrador. Atualmente, ganha a vida como diretor criativo freelancer em publicidade.

O projeto abriu muitas portas para o artista, que ganhou visibilidade e propostas de trabalho. "Paralelamente, acabei de escrever e ilustrar meu primeiro livro em quadrinhos e quero lançá-lo até junho. Muitas pessoas estão pedindo que o Photo Invasion vire livro. Existe essa possibilidade", conta o ilustrador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação