Diversão e Arte

Smashing Pumpkins e Young The Giant se apresentam em Brasília

Show fez parte de versão reduzida do Lollapalooza, que acontece este fim de semana em São Paulo

Rebeca Oliveira
postado em 27/03/2015 23:30

Show fez parte de versão reduzida do Lollapalooza, que acontece este fim de semana em São Paulo

A banda americana Smashing Pumpkins se apresentou pela primeira vez em Brasília na noite desta sexta-feira (27/3), no NET Live, no Setor de Hotéis e Turismo Norte. A performance do grupo, um dos grandes ícones do rock alternativo nos anos 1990, empolgou as 2.500 pessoas presentes no evento, com início às 22h30.

Leia mais notícias em Diversão e Arte


A abertura ficou por conta dos americanos do Young The Giant. A apresentação fez parte da turnê reduzidas do festival Lollapalooza, que acontece sábado (27/3) e domingo (28/3) em São Paulo.


Com Jeff Schroeder na guitarra; Brad Wilk, do Rage Against the Machine na bateria; e Mark Soermer, do The Killers, no baixo, não faltou no repertório da banda de Billy Corgan músicas emblemáticas, como Cherub rock (que abriu o show), Bullet with butterfly wings, Ava adore, Tonight, tonight e 1979.


A formação com membros de bandas mais novas e que flertam com outras sonoridades, como o indie rock do The Killers, representado por Soermer, trouxe versatilidade ao grupo. No entanto, Billy Corgan manteve-se fiel a fama de sombrio e enigmático, e conduziu o show à sua maneira - com poucas palavras, mas muitos riffs de guitarra.

No entanto, na última música do repertório, Billy Corgan foi presenteado com uma camisa da seleção brasileira.

Clássicos revisitados
Em entrevista a uma rádio peruana essa semana, o líder do Smashing Pumpkins disse que o futuro do Smashing Pumpkins é sombrio. ;Eu sinto como se precisasse avaliar o propósito musical dos Pumpkins, porque cada vez mais, o público se liga só no passado;, afirmou. Formada em 1987, a banda carrega inúmeros prêmios no currículo, e vendeu mais de 20 milhões de discos.


Embora, na declaração, Corgan tenha insinuado um possível cansaço quanto a clássicos da banda, o show em Brasília se concentrou em faixas dos três mais importantes álbuns da discografia dos americanos ; Gish (1991), Siamese dream (1993) e Mellon collie and the infinite sadness (1995).


Mas engana-se quem pensa que o Smashing Pumpkins é uma banda que vive de nostalgia e de canções que fizerem sucesso nos anos 1990.


No setlist da apresentação na capital, houve espaço para músicas mais recentes do novo disco, Moments to An Elegy, como Being beige, cantada por alguns fãs que já tinham a letra decorada. Em breve, o grupo lançará o álbum Day for night, encerrando a trilogia Teargarden by Kaleidyscope, que começou em 2012 com Oceania.


Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também receberam versões reduzidas do evento, com apresentações de Jack White, Kasabian, Robert Plant e Foster The People, entre outros artistas.

Entre o indie e o pop
Formado em 2004, o Young the Giant, que abriu a apresentação, conta com Sameer Gadhia (vocalista), Jacob Tilley (guitarrista), Eric Cannata (guitarrista e vocalista), Payam Doostzadeh (baixista) e François Comtois (baterista e vocalista) na formação.


Com um som que mistura indie rock e pop, foi aplaudida com mais ênfase ao executarem as faixas mais conhecidas, My body (eleita para encerrar o show), Cough syrup e It;s all about time, que tiveram destaque nas paradas americanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação