Diversão e Arte

Artistas de Brasília desafiam crise no mercado fonográfico e investem no CD

Confira abaixo alguns músicos da cidade que lançaram disco recentemente

Irlam Rocha Lima
postado em 29/03/2015 08:01
Confira abaixo alguns músicos da cidade que lançaram disco recentemente
O CD, item básico na discoteca dos amantes de música nos anos 1990, começou a ganhar aura de velharia na década seguinte. Milhares deles encalharam nas lojas do ramo, que, sem saída, acabaram por fechar. Se a pirataria já era um poderoso inimigo a ser combatido, a era digital mudou ainda mais os rumos da indústria fonográfica. Sites e aplicativos de vendas virtuais, singles gratuitos, streaming e até a volta dos vinis foram algumas das estratégicas para que o ;negócio; música ainda pudesse render dividendos.

[SAIBAMAIS]A despeito de todo esse cenário pouco promissor, alguns artistas ainda acreditam no poder do CD. Seja como cartão de visitas seja por realização pessoal, gravar um disco e apresentá-lo em formato físico é questão de honra para alguns cantores e compositores. O Correio reuniu nomes da cidade que lançaram ou devem lançar álbuns em breve. Além de apresentarem seus trabalhos, eles contam por que, apesar da crise, fazem questão de investir no CD. ;É uma maneira de me manter na ativa. O artista produz o tempo todo e precisa disso para continuar acreditando na música. Gravar um disco é uma satisfação pessoal muito grande;, defende o músico Eliab Lira.

Clodo Ferreira

Disco: Clodo Ferreira. Gênero: MPB
Nome destacado da música brasiliense, com história iniciada ao lado dos irmãos Climério e Clésio na década de 1970, Clodo Ferreira lança brevemente seu quarto disco solo. A exemplo dos anteriores, o trabalho que leva o nome do artista é de produção independente.

Ana Reis

Disco: Toda em si. Gênero: MPB
Baião, samba, fado e guarânia: Ana Reis vai mostrar um pouco de cada um de seus vários dotes em seu segundo disco, essencialmente autoral. Apesar de já ter um trabalho lançado, é na internet, quando posta músicas e vídeos, que a cantora e compositora brasiliense sente mais repercussão.

Eliab Lira
Disco: Mosaico Brasília. Gênero: pop romântico
Radicado na capital federal há mais de 40 anos, o pernambucano Eliab Lira prepara não um, mas dois discos para este ano. O primeiro, que deve sair do forno nas próximas semanas, é um resgate das músicas pop que embalaram os brasilienses na década de 1970, de artistas como Mel da Terra e Tela, além de faixas autorais.

Victor Angeleas e Júnior Ferreira
Disco:
Sem fronteira. Gênero: instrumental
Formado em música pela UnB, onde atualmente faz mestrado, o bandolinista Victor Angeleas integra o grupo de choro Sai da Frente e tem um duo com o acordeonista Júnior Ferreira. Recentemente, com patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura (FAC), os dois lançaram o CD Sem fronteira, em que exibem técnica e virtuosismo.

Zé Marco & Miguel
Disco:
Ciclo perfeito. Gênero: Sertanejo
Ligados à música há mais de 20 anos, a dupla Zé Marco & Miguel está lançando o primeiro álbum desta nova fase, iniciada em 2013, com distribuição da Som Livre.

Banda Judas
Disco
: Nonada. Gênero: rock
;Decretaram a morte do CD cedo demais. Acredito que o disco é, ainda, a forma mais efetiva de divulgação do trabalho do cantor, músico ou banda. Obviamente, isso tem que ser benfeito, fazendo-o chegar aos formadores de opinião;, destaca Adalberto Rabelo Filho, vocalista, violonista e principal compositor da banda Judas.

Deborah Vasconcellos
Disco: Casa arrumada. Gênero: samba
;Compreendo que o disco é o cartão de visita do artista, principalmente quando se busca um certo patamar na carreira;, analisa Deborah. Desde de dezembro de 2014, a cantora brasiliense está morando no Rio de Janeiro e só vê vantagens em ter gravado um CD.

Alberto Salgado
Disco: Além do quintal. Gênero: MPB moderna/World music
Lançado em março do ano passado, o disco de estreia de Alberto Salgado bateu o recorde de vendas. ;Em seis meses, vendi a primeira tiragem com mil cópias;, conta o músico. O sucesso do álbum atravessou o Atlântico e também chegou à Inglaterra, ao Japão e à Coreia do Sul.

Tiago Gasta
Disco: Prole fera. Gênero: música brasileira
O brasiliense Tiago Gasta, morador de Valparaíso (GO), disponibilizou seu primeiro disco para audição na rede antes mesmo de lançá-lo em formato físico. Prole fera pode ser ouvido tanto no YouTube quando no SoundCloud. Em breve, poderá ser baixado gratuitamente ; mas, quem quiser pagar, também poderá fazê-lo.

Cangaceiros do Cerrado

Disco: ainda a definir. Gênero: forró
Há cinco anos na estrada, o grupo brasiliense está em processo de gravação do primeiro disco. Uma das faixas que estará no álbum é o pé de serra Forró de Brasília. A composição fala de pontos turísticos da cidade, como a Terceira ponte, e relembra a importância dos nordestinos que ajudaram a construir a capital.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação