Diversão e Arte

Velozes & furiosos chega ao cinema e marca despedida de Paul Walker

A franquia Velozes & furiosos chega à sétima edição com milhões de fãs e e bilhões de dólares conquistados em todo o mundo

postado em 01/04/2015 08:05
Walker em cena é resultado das horas de gravação que a produção dispunha com o ator, além de efeitos computadorizados

Catorze anos e centenas de milhões de dólares depois do lançamento do primeiro Velozes & furiosos, o público poderá ver a gangue de corredores liderada por Dominic Toretto (Vin Diesel) em sua sétima aventura, em cartaz a partir de amanhã nos cinemas. Nem a morte do também protagonista Paul Walker (que interpreta o ex-policial Brian O ; Conner) deteve a franquia, que até o momento faturou US$ 2,4 bilhões de dólares em todo o mundo.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Dirigido por James Wan (cineasta malaio que está por trás do sucesso de Jogos mortais), o longa contou com um orçamento de mais de US$ 200 milhões, inflado por conta dos efeitos especiais usados para recriar Walker nas telas de cinema. Quando morreu em um acidente de carro, em novembro de 2013, o ator de 40 anos estava no meio das gravações para o longa-metragem que, originalmente, seria lançado em julho de 2014.

O Walker que vemos em cena é resultado das horas de gravação que a produção dispunha com o ator (cerca da metade do filme), bem como uma reunião de material de arquivo em imagens e áudio de sua participação nos longas anteriores da franquia. Até mesmo os irmãos mais novos de Walker foram convocados como dublês. Em alguns momentos do filme, o rosto de Walker é digitalmente sobreposto ao corpo dos irmãos. Além da tecnologia, o uso calculado de ângulos de câmera e iluminação faz com que o truque passe despercebido ao longo do filme.

Corrida longa
Com 2 horas e 17 minutos de duração, Velozes & furiosos 7 é o filme mais longo da franquia, sendo o primeiro a ser lançado em 3D, estratégia comercial usada na América Latina e na Rússia. O efeito, no entanto, é quase imperceptível nas cenas que não envolvem ação. Enquanto Brian O;Conner se ajusta à vida doméstica ao lado de sua mulher Mia (Jordana Brewster) e do filho, Deckard Shaw (um eficiente Jason Statham), um assassino em busca de vingança pela morte do irmão, começa a caçar os membros da gangue de Toretto. A ameaça à família arrastará O;Conner de volta à vida de perseguições em alta velocidade.

James Wan entrega ao público o que é esperado da marca Velozes & furiosos: lutas bem coreografadas, perseguições esdrúxulas (nas pistas e no céu), carros incríveis e uma edição dinâmica, pontuada por explosões e pelo ritmo do hip-hop. Confirmando sua vocação global, o filme nos leva a diferentes partes mundo: desde Londres e Tóquio, a lugares mais exóticos como Azerbaijão e Abu Dhabi. Além de rostos já conhecido como os de Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Ludacris e Dwayne Johnson, o veterano Kurt Russell se junta ao time, em um papel mais estratégico.

O desfecho do personagem de Walker foi alvo de discussão na Universal, que teve o cuidado de não reproduzir nas telas o destino trágico do ator na vida real. De maneira a despedir-se de O;Conner com delicadeza e, ao mesmo tempo garantir a continuidade da franquia, foi decidido que a melhor opção era dar-lhe uma merecida aposentadoria.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação