Diversão e Arte

Milton Nascimento é o próximo músico a ganhar tributo em songbook

A partir do esforço de artistas e produtores independentes, os projetos fonográficos voltaram com força na era digital

postado em 08/04/2015 08:07

A partir do esforço de artistas e produtores independentes, os projetos fonográficos voltaram com força na era digital
Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Ary Barroso, Djavan, Noel Rosa e Chico Buarque estão entre os artistas brasileiros que, ali pelos anos 1990, tiveram parte de sua obra reinterpretada (e registrada) por colegas de ofício. Os songbooks, projeto fonográfico idealizado pelo produtor musical Almir Chediak, morto em 2003, marcaram época, seja por resgatar nomes cujo trabalho caminhavam para o esquecimento, seja por misturar intérpretes de gerações distintas para darem voz a capítulos essenciais de nosso cancioneiro.

Os songbooks reapareceram na era virtual, mas em formato diferente. Agora, são artistas da cena independente que revivem os grandes mestres. Apenas nos últimos anos, nomes como Angela Ro Ro, Belchior, Novos Baianos, Cazuza ; e até os pagodeiros do Raça Negra ; ganharam homenagens. O próximo tributo é ao compositor Milton Nascimento, com artistas da nova geração, como Felipe Cordeiro, Thaís Gulin, Vanguart, Karol Conka, Dani Black e A Banda Mais Bonita da Cidade. O projeto Mil Tom será disponibilizado na rede gratuitamente no mês de junho, no site Scream & Yell.

;A ideia da coletânea é perpetuar esse legado importantíssimo que o Milton representa, além de dar luz a essa nova geração de cantores;, observa o idealizador do projeto, o mineiro Pedro Ferreira. ;É um trabalho totalmente independente, sem fins lucrativos. Nenhum artista está recebendo para gravar;. A não comercialização dos produtos é que faz com que a burocracia de direitos autorais seja evitada. Se ninguém vai ganhar nada, não há por que entrar nestas questões, o que facilita o lançamento sem autorização.


Pedro é responsável também pela coletânea Re-Trato (2012), em homenagem à banda carioca Los Hermanos. A repercussão à época foi enorme, fazendo com o que o trabalho fosse baixado mais de 600 mil vezes. Além disso, pelo trabalho, o cantor e compositor Cícero recebeu o Prêmio Multishow de Música Brasileira de Versão do Ano pela releitura de Conversa de botas batidas. ;Quem é fã dos artistas vai ouvir as versões e, gostando ou não, vai levar o ouvinte a procurar conhecer esses novos nomes;, acredita Ferreira.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação