Diversão e Arte

Segundo capítulo da lucrativa franquia Os Vingadores estreia nesta quinta

Novo capítulo de Os vingadores chega aos cinemas amanhã reunindo alguns dos super-heróis mais queridos do público

postado em 22/04/2015 07:33
Novo capítulo de Os vingadores chega aos cinemas amanhã reunindo alguns dos super-heróis mais queridos do público

Uma das estreias mais aguardadas do ano, Vingadores: Era de Ultron chega amanhã aos cinemas, reunindo novamente os seis heróis mais rentáveis da Marvel. Homem de ferro, Thor, Capitão América, Viúva Negra, Hulk e Gavião Arqueiro retornam agora para combater Ultron, um robô desenvolvido por Tony Stark (Robert Downey Jr.) para promover a paz, mas que se rebela contra o criador.

[VIDEO1]

O filme é mais um desdobramento de uma franquia que não para de crescer, tanto em número de personagens (de acordo com o diretor Joss Whedon, o longa conta com 11 protagonistas), quanto em lucro (a soma das quantias arrecadadas pelos filmes dos Vingadores em todo o mundo chega a US$ 7 bilhões até agora). O lançamento de Homem de Ferro, em 2008, foi o ponto de partida para a criação do universo cinematográfico da Marvel, formato comercial que produz diferentes filmes usando o mesmo contexto. Embora esse seja o segundo longa-metragem que reúne os heróis da Marvel, eles podem ser vistos também em seus filmes individuais (ver quadro).

A estratégia, acompanhada de uma agressiva campanha publicitária, vem perpetuando o êxito comercial da saga, já que os próprios filmes lançados funcionam como marketing para futuras estreias. Longas como Capitão América 2: O soldado invernal (2014) e Thor: O mundo sombrio (2013) são recheados de referências para os fãs dos quadrinhos, bem como pequenas surpresas que atiçam especulações sobre as novas produções.

Em 2012, The avengers: Os Vingadores (e sua bilheteria de US$1,5 bilhão) consolidou o nome de Joss Whedon entre os diretores da elite de Hollywood. Vindo da tevê, Whedon mostrou-se a escolha certa para assumir a responsabilidade de reunir os Vingadores em um longa-metragem. Produtor dos cults Buffy: A caça-vampiros (1996-2003) e Firefly (2002;2003), Whedon, além de fã dos quadrinhos, escreveu a série Os surpreendentes X-men para a Marvel.

Expectativa
No entanto, a tarefa de levar para as telas dois filmes de proporções épicas (ambos ultrapassam a marca das 2h20 de duração) provou-se extenuante para Whedon, que será substituído pelos irmãos Anthony e Joe Russo (Capitão América 2: O soldado invernal) nas sequências Avengers: Infinity war, partes 1 e 2, que estão programadas para 2018 e 2019.

[SAIBAMAIS]Quero muito ir
"Acompanho as notícias desde quando o título Era de Ultron foi anunciado pela primeira vez. Desde então venho lendo sobre o elenco, as filmagens, e esperei ansiosamente pelo primeiro trailer. Fico sempre de olho nas redes sociais oficiais não só da Marvel, mas também dos atores e do diretor para ficar sabendo de novidades. Quanto à expectativa, eu sempre tento não esperar demais de um filme para não correr o risco de me desapontar; porém o segundo trailer destruiu todas as minhas defesas e agora posso dizer que estou muito empolgado e que espero um filmaço divertido e empolgante. Já estou com o ingresso da pré-estreia na mão."
Bruno Passos, 33 anos, professor de inglês

Maratona Vingadores
Homem de Ferro (2008): O primeiro filme da franquia dos Vingadores é também a primeira produção a ser totalmente financiada pela Marvel Studios.

Homem de Ferro 2 (2010): O filme marca a primeira aparição de Scarlett Johansson como Viúva Negra e, nas cenas depois dos créditos finais, faz referência a Thor, que seria lançado no ano seguinte.

Homem de Ferro 3 (2013): O mais rentável filme solo de Tony Stark faturou cerca de 1,1 bilhão em todo o mundo. Mark Ruffalo faz uma participação como Bruce Banner nas cenas dos créditos finais.


Thor (2011): Conhecido por suas adaptações shakespearianas, Kenneth Branagh assumiu o desafio de trazer a mitologia nórdica do deus do trovão para o século 21.

Thor: O mundo sombrio (2013): A personagem de Natalie Portman, Jane Foster, envolve-se mais na trama ao ser contaminada por uma poderosa arma. Os créditos finais trazem um teaser de Guardiões da galáxia (2014).

Capitão América: O primeiro vingador (2011): Último filme produzido pela Marvel Studios antes da Disney comprar os direitos para The avengers: Os vingadores e Homem de Ferro 3. O longa traz o inventor Howard Stark, pai de Tony Stark, e até mesmo o primeiro número da HQ do Capitão América.

Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014): Após acordar no mundo moderno, Steve Rogers se une à Viúva Negra para combater o vilão do título do filme.

O incrível Hulk (2008): O primeiro filme com o personagem no universo Marvel, com Edward Norton no papel de Bruce Banner. O ator seria substituído por Mark Ruffalo em Os Vingadores.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação