Diversão e Arte

Conheça músicos brasileiros que fazem sucesso ao lado de estrangeiros

Kiko Loureiro é um deles. O percusionista faz parte da Megadeth

postado em 25/04/2015 08:00

Kiko Loureiro se divide entre a Angra e a Megadeth

A notícia de que o brasileiro Kiko Loureiro havia sido confirmado guitarrista de uma das maiores bandas de metal do mundo ; o Megadeth ; foi compartilhada à exaustão nas redes sociais, nas últimas semanas. ;Uau, um brasileiro na gringa!”, disseram alguns. Até os que não aprovaram muito a nomeação ficaram surpresos com o fato de nosso país ter sido contemplado com tanta visibilidade no universo musical. Apesar da conquista, Kiko (leia a entrevista abaixo) não foi o primeiro (nem será o último) brasileiro a fazer bonito lá fora.


[SAIBAMAIS]A história da música brasileira mostra que, há décadas, artistas tupiniquins são sempre requisitados no exterior ; principalmente para as funções de percussionista e baterista (cá entre nós, brasileiro sabe de batuque como ninguém). Rock, jazz, metal, hip hop, eletrônico... Vários gêneros foram agraciados com o toque verde e amarelo. Com todo o respeito, a terra não é só do samba. O Brasil é viveiro de bons músicos, independentemente do estilo.

Fabrizio Moretti, baterista
Nascido no Rio de Janeiro, Moretti se mudou para Nova York quando tinha três anos e cresceu na cidade americana. Foi lá, durante o ensino médio, que conheceu os amigos que, mais tarde, se tornariam o The Strokes.

Romero Lubambo, violonista
Diana Krall, Wynton Marsalin e Dianne Reeves são alguns nomes com quem Lubambo já se apresentou. O violonista passou por Brasília na semana passada, onde apresentou composições próprias e homenageou Dominguinhos.

Rogério Jardim, percussionista

Desde 2006 o músico faz parte do duo israelense Infected Mushroom, um dos mais importantes da música eletrônica do mundo. A dupla tem uma impressionante média de 120 shows por ano.

Heitor Pereira, guitarrista
Foram quase 10 anos como guitarrista do Simply Red e diversas turnês ao lado de outros artistas estrangeiros, como Alejandro Sanz, Jack Johnson, Bryan Adams, Seal, Shania Twain e Elton John. Atualmente o músico se dedica a compor trilhas sonoras para cinema.

Airto Moreira, percussionista
Quando o catarinense se mudou para Nova York, em 1967, começou a tocar com grandes nomes do jazz, Logo, foi convidado a se juntar à banda de Miles Davis, com quem trabalhou por dois anos. Contribuiu com a trilha sonora de Apocalipse now.

Paulinho da Costa, multi-instrumentista
Entre o jazz, o rock e o pop, o carioca já fez inúmeros trabalhos. Tocou ao lado de Diana Krall, Herbie Hancock, Eric Clapton, Rod Stewart, Mary J. Blige e outros. Também participou de gravações históricas, como a do hit Thriller, do rei Michael Jackson. Madonna também está no seu currículo.

Mauro Refosco, percussionista
No mesmo ano em que terminou o mestrado em Nova York, em 1994, Refosco passou a fazer turnê com David Byrne. Em 2009, juntou-se ao grupo Atoms for Peace, liderado pelo vocalista do Radiohead, Thom Yorke, e pelo baixista Flea, do Red Hot Chili Peppers ; banda em que atua na percussão.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação