Diversão e Arte

Novas narrativas em HQs discutem questões contemporâneas com humor

Temas como a condição da mulher no mundo árabe são abordadas com leveza

Rebeca Oliveira
postado em 26/04/2015 08:00

A condição feminina no Iêmen é tema de O mundo de Aisha

Uma folha, um lápis e infinitas possibilidades. Quadrinistas têm, cada vez mais, explorado temáticas que ultrapassam os já conhecidos personagens com superpoderes. Nos últimos dois meses, chegaram às livrarias pelo menos cinco obras que comprovam a versatilidade das tirinhas. A mais recente delas foi O árabe do futuro, autobiografia do quadrinista Riad Sattouf, que viveu entre França, Líbia e Síria nas décadas de 1970 e 1980.

Com viés político mas sem abandonar o humor e a ironia, o premiado livro do ex-colaborador do Charlie Hebdo surge no mercado ao mesmo tempo em que versões de romances consagrados, como o clássico Dois irmãos, de Milton Hatoum, passam a ocupar as prateleiras de HQs. Prova de que os quadrinhos, definitivamente, servem a vários nichos e temáticas.

Para o especialista Ivan Freitas da Costa, sócio da Comic Con Experience (CCXP), o mercado vive um momento de expansão tanto nos temas quanto nas vendas. Curiosamente, esse fôlego vem de outra área: o cinema, com produções inspiradas na linguagem das tirinhas. ;As maiores bilheterias do cinema remetem à temática de super-heróis. Até filmes bíblicos, como Noé e Exodus, têm ganhado contornos heroicos, linguagem que teve origem nos quadrinhos;, explica.

[SAIBAMAIS]Segundo ele, esse contato do público com o mundo das HQs possibilitou uma ampliação na produção, ainda que indiretamente. Como prega a já conhecida lógica de mercado, o aumento na procura ocasionou uma oferta ampla e diversa de títulos.

Atentas a esse movimento, grandes editoras como a Companhia das Letras e o Grupo Autêntica criaram a Quadrinhos na Cia. e a Nemo, respectivamente, selos exclusivos para as tirinhas. ;Essa versatilidade sempre existiu. Ela aparece mais claramente hoje por haver um maior número de lançamentos;, acredita Arnaud Vin, editor da Nemo, criada há quatro anos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação