Diversão e Arte

Ritmos latinos fazem sucesso nas pistas de festas, eventos e shows

Estilos como bolero, rumba, salsa, merengue, cumbia e carimbó têm despertado curiosidade nos brasilienses

Irlam Rocha Lima
postado em 27/04/2015 09:25
Ana Diniz e Pedro Mariano: parceria para divulgar a dança latina
As bandas Sabor de Cuba e Sonora Tropicante fazem sucesso tocando em casas noturnas, bailes e festas particulares. Os DJs Tumbao, Pequi e Emídio mantêm a pista sempre lotada nas baladas que comandam. Na Universidade de Brasília um curso de dança tem reunido muitos alunos que se entregam aos prazeres de calientes coreografias.

O ponto de convergência em todos esses locais e eventos é algo que, de uns tempos para cá, vem conquistando boa parcela dos brasilienses: a música latina. Ritmos como bolero, rumba, salsa, merengue, cumbia e carimbó têm despertado curiosidade em muita gente que, para conhecê-los melhor, se debruçam em pesquisas de músicas e vídeos na internet.

Projetos como Corazón Salsero, Mistura Latina, Salsa UnB, Pequila e Pororoca surgiram em decorrência de algo mais abrangente, que é a divulgação, valorização e popularização da cultura latina em Brasília, a partir da circulação de ritmos latinos e caribenhos. E para isso são utilizados desde os convencionais flyers até as redes sociais, além e principalmente do coloquial boca-a-boca.

Em parceria com Ana Amélia Diniz, ex-colega do curso de Relações Internacionais, o produtor, coreógrafo, dançarino e DJ Pedro Mariano (o Tumbao), criou em 2011 o Corazón Salsero. A paixão pela cultura latina, o levou a se dedicar totalmente a essas várias atividades. ;Nosso primeiro projeto e o que ocupa a maior parte do tempo é Salsa UnB, do qual eu era aluno e que a partir de 2011, passei a ser o coordenador;, conta.

Na universidade

O projeto Mistura Latina coloca público variado para dançar

No início, o Salsa UnB era um curso de extensão do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar. Atualmente o projeto é desenvolvido em parceria com o DCE. As aulas do curso são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h, e das 18h às 20h, no Masc Central, entre o Minhocão e a Faculdade de Tecnologia. Há alunos na faixa etária dos 14 aos 60 anos, mas a maioria é formada por alunos da universidade.

Confira uma apresentação do Grupo Sabor de Cuba:


[VIDEO1]

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação