Diversão e Arte

Morre, aos 66 anos, o jornalista e DJ francês Rémy Kolpa Kopoul, em Brest

Kopoul ficou conhecido como responsável por disseminar a música brasileira na França

Adriana Izel
postado em 03/05/2015 16:31
Rémy estava em cartaz na França com o espetáculo 'K Rio K'
Morreu, aos 66 anos, neste domingo (3/5), o jornalista, locutor e DJ Rémy Kolpa Kopoul em Brest, na França. A informação foi divulgada aos jornais franceses por amigos. Kopoul estava na cidade para participar de um concerto de caridade para crianças com câncer. As causas da morte não foram reveladas.

[SAIBAMAIS]Rémy Kolpa Kopoul nasceu em fevereiro de 1949, em Paris. Especialista em música brasileira, era conhecido por lançar tendências no universo musical. O jornalista estava em cartaz com o espetáculo K Rio K ao lado do brasileiro Gabriel Grossi, em Paris. O musical era um desejo antigo do francês e contava a história da música brasileira de 1920 até 1950.

Em recente entrevista ao Correio, Grossi lembrou a importância do jornalista para a música brasileira, que se tornou um dos maiores divulgadores da cultura do país. ;Até hoje me lembro de quando nos conhecemos. Eu, Mayra Andrade (cantora cabo-verdiana), Seu Jorge e Mariana de Moraes (neta de Vinicus) fomos à rádio dele. Foi um contato muito legal. Gravamos juntos e conversamos bastante. Interessante que, pouco tempo depois, a Mayra e o Seu Jorge fizeram sucesso mundialmente;, lembra o gaitista brasiliense.

O cantor brasileiro Lucas Santtana usou as redes sociais para prestar uma homenagem a Kopoul. "Muito triste a notícia da morte de Rémy Kolpa Koupol. O maior embaixador da música brasileira na França há décadas. Ele foi no nosso show em Paris semana passada. Figura ímpar, sempre com uma energia intensa de vida. A música em qualquer parte do planeta teve uma perda profunda hoje. Obrigado por tudo que você representou Remy", escreveu.

O CEO da Rádio Nova, onde Rémy trabalhou e comandou o programa Controle de disco, lamentou a morte do locutor também pelas redes sociais. "Chove em Brest".

O presidente do Festival de Cannes Pierre Lescure também se pronunciou. "Rémy Kolpa Kopoul nosso eterno RKK se foi", escreveu no Twitter.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação