Diversão e Arte

Brasilienses gravam discos e comprovam a versatilidade da cidade

Há lançamentos de samba e jazz, entre outros ritmos

Adriana Izel
postado em 26/05/2015 08:06
Brasília, que um dia foi a cidade do rock, se tornou ao longo dos anos um caldeirão de estilos musicais. Isso pode ser comprovado pela quantidade de artistas de diferentes gêneros que lançam álbuns. A chegada dos novos CDs e DVDs também mostra que a capital não se amedrontou com as mudanças no mercado da indústria fonográfica.

Ainda há muitos músicos brasilienses investindo no lançamento desses materiais, ao invés da divulgação apenas de singles. Quem não tem oportunidade de fazer a versão física, por questões financeiras, investe na internet para divulgar seus trabalhos.

Nova fase
Aos 20 anos de carreira, Vavá Afiouni investe na carreira de compositor
Com 20 anos de carreira, o cantor, compositor e baixista Vavá Afiouni investe, cada dia mais, na função de compositor. O álbum do artista brasiliense, Jet sambas, tem 10 faixas, todas de sua autoria. ;Sempre fui adepto da música brasileira menos convencional, como aquela produzida por Itamar Assumpção e Tom Zé;, diz Afiouni. ;Este trabalho vai na direção contrária do som que estava fazendo com o grupo Passo Largo. Ele foi todo gravado com baixo acústico e evoca uma tranquilidade .;

[VIDEO1]
O álbum tem um supertime de músicos de Brasília. Companheiros do Passo Largo, Marcus Moraes e Thiago Cunha participaram da guitarra e violão de aço, e da bateria, respectivamente. A percussão teve o auxílio luxuoso de George Lacerda e, em várias faixas, há coros com Ana Reis, Valério Xavier, Susanna Aune e Emília Monteiro, entre outros.

Parte na Bahia, parte no DF

O grupo Surf Sessions, que mistura surf music, rock e reggae, está na estrada desde 2008 com os integrantes Rafael Monte Rosa (guitarra e voz), Felipe Maguin (baixo e voz), Renato Azambuja (percussão e voz), Felipe Bittencourt (violão e voz), Júnior Fernandes (bateria) e Jorge Bittar (teclados). No primeiro ano de criação, a banda logo divulgou um CD promocional com seis faixas. Desde então, o Surf Sessions lançou mais três álbuns, Corre pro mar (2010), Surf in tha house (2011) e Surf Sessions ; Acústico em São Paulo (2014).

A Surf Sessions mistura surf music, rock e reggae
Neste ano, os brasilienses estão em processo de gravação do quarto material da carreira, que contou com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), além da contribuição dos fãs e dos amigos da banda. Por meio de um financiamento coletivo, o Surf Sessions arrecadou R$ 21.240 mil para viabilizar a finalização do DVD, sem data de lançamento.

DVD na Ceilândia

A cantora Ana Reis é outra artista da cidade que aposta no registro do trabalho em CDs e DVDs e no lançamentos deles na capital. No próximo dia 31, ela comemora 10 anos de carreira com a gravação do primeiro DVD, Toda em si, no Teatro Newton Rossi (Sesc Ceilândia). Com direção musical do violonista e arranjador Paulo André Tavares, o projeto comprova a versatilidade e amadurecimento da artista, que montou num repertório amplo, com samba, baião, ijexá e guarânia (ritmo paraguaio).

Ana Reis gravará DVD em Ceilândia
;Na verdade, o plano inicial era gravar um disco. Porém, algumas amigas sugeriram o DVD e comprei a ideia;, conta Ana. Além das já conhecidas Em paz (Alexandre Carlo) e Conterrâneos (Clodo/Climério/Clésio), Ana cantará duas canções do álbum de estreia, Quisera eu (2011): a faixa-título (de sua autoria) e Ponta verde (com João Ferreira). No restante do show, o público ouvirá parcerias da artista com Túlio Borges, Climério Ferreira, Bruno Patrício, Rodrigo Bezerra e Marcus Moraes. ;Estou preocupada com a cultura no Distrito Federal. Após a gravação, não sei onde vou lançar meu DVD. Os espaços da cidade estão fechando.;

Estreia em CD
O grupo de rock Vontana lança o primeiro CD da carreira, Todo meu erro
O grupo de rock Vontana, composto por Cezar Defraf (voz e violão), Victor Bicudo (guitarra), Thiago Guedes (guitarra), Renan Mattos (baixo) e Marco Rezende (bateria), surgiu em 2014. Antes de criarem a Vontana, os integrantes passaram por outras bandas como Dharma, Leg, Biritoons e Sanz.

[VIDEO2]
O primeiro disco, lançado no último dia 18 pela internet, é visto como a realização de um sonho do quinteto brasiliense. O álbum Todo meu erro possui nove faixas inéditas e reúne canções autorais e compostas pelos integrantes do Vontana. ;Já tínhamos lançado disco com as outras bandas que participamos, mas, desde que criamos a Vontana, já surgiu com a ideia de fazer um CD nosso;, explica o vocalista Cezar Defraf.

Mais lançamentos

Scalene
O quarteto, formado por Lucas Furtado, Philipe Conde, Gustavo Bertoni e Tomás Bertoni, lançou no último dia 19 o terceiro álbum da carreira, sendo o segundo com essa formação. Éter, disponível nas plataformas digitais, segue o mesmo rock experimental do disco Real/Surreal (2013) e possui 12 faixas, como Sublimação e Legado.
Éter
De Scalene. Independente, 12 faixas. Preço médio: R$ 25,90.

Salimanga
O duo Salimanga, composto pelos músicos BC Araújo (violão) e Paulo Rogério (saxofone), também divulgou em maio deste ano o primeiro disco. Quase treze apresenta 15 faixas, compostas pela dupla que mistura ritmos brasileiros (samba, choro, frevo e baião) com estilos latinos.
Quase treze
De Salimanga. Orbis, 15 faixas. Disponível gratuitamente no Soundclound.

Sander Venttura
O cantor brasiliense de MPB optou por fazer um álbum virtual. Música de Sol e raça traz uma mistura de rock, baião, reggae e samba em 11 canções envoltas de poesias do próprio Sander Venttura. A escolha pelo CD digital tem a ver com o fato do artista acha que é uma forma mais rápida de disseminação
do disco.
Música de Sol e raça
De Sander Venttura. Independente, 11 faixas. Disponível gratuitamente no Soundclound.

Camilla Inês
Depois da boa repercussão de Jazzmine (2011), a cantora de jazz e bossa nova lançou neste ano o EP The rhythm of samba, que já foi indicado ao Prêmio Profissionais da Música 2015 na categoria melhor produção executiva. O disco possui quatro canções inéditas, que misturam samba e pitadas de jazz, inclusive uma parceira com Roberto Menescal (Talvez eu te encontre por aí).
The rhythm of samba
De Camilla Inês. Independente, 4 faixas. Disponível para audição no YouTube.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação