Diversão e Arte

Guitarrista Steve Vai apresenta master class em Brasília em 26 de junho

Passion & warfare, principal disco do músico, completa 25 anos neste ano

postado em 28/05/2015 08:03
Passion & warfare, principal disco do músico, completa 25 anos neste ano
Desde que Jimi Hendrix incendiou sua guitarra no palco do festival Monterey Pop, em 1967, a figura do guitarrista foi elevada a um patamar quase sobrenatural, sedutor e heróico. Desde então, apareceram no mundo diversos super heróis das seis cordas, em diversos estilos: Eddie Van Halen, Yngwie Malmsteen, Zakk Wylde, Joe Satriani, etc. Nenhum deles, no entanto, conseguiu exprimir de forma tão arrebatadora o conceito do guitar hero, combinando virtuosismo no instrumento com uma postura excêntrica e esotérica, quanto o americano Steve Vai.

O grande público deve ter uma ideia vaga de quem é Steve Vai como o guitarrista que protagoniza ; e perde ; um duelo de guitarra para o eterno Karate kid, Ralph Macchio, no filme A encruzilhada, de 1986. Porém, os amantes da música sabem que as caras e bocas, as roupas extravagantes e a guitarra Ibanez Evo ; a sua Lucille ; são marcas registradas de um dos guitarristas mais influentes e copiados das últimas três décadas.

[VIDEO1]

Grande parte do motivo que elevou Vai a objeto de culto é o disco Passion & warfare, o segundo da carreira solo, que completa 25 anos em 2015. O autor do disco conversou com exclusividade ao Correio sobre os planos para celebrar o aniversário do trabalho que virou uma espécie de bíblia para qualquer guitarrista de rock que se preze. ;Devemos sair em turnê pela Europa e pelos Estados Unidos no ano que vem e tocar o álbum na íntegra;, revelou. O Brasil, por enquanto está fora da agenda.

Lançado em 1990, Passion & warfare pode ter sido o disco que tornou o nome de Steve Vai conhecido em todo o mundo, porém, antes de a brilhante carreira solo do novaiorquino começar, ele já tinha uma reputação de respeito no mundo do rock.

Após ter aulas na adolescência com Joe Satriani, Vai chamou a atenção, em 1979, aos 19 anos, de Frank Zappa, ao transcrever diversas de suas complexas composições, trabalho que o credenciou a fazer parte da banda de Zappa até 1982. Depois, vieram gigs com o Alcatrazz, onde ele substituiu Yngwie Malmsteen, com o supergrupo de Dave Lee Roth ; o superbaixista Billy Sheehan também tocava no grupo ; e com o Whitesnake, parceria que rendeu o elogiado disco Slip of the tongue, em 1990. ;Tocar com essas bandas foi uma bênção, mas hoje, criar um trabalho a partir dos meus próprios impulsos criativos é o que mais gosto de fazer;, explica.

Steve Vai, que se apresentou em Brasília pela primeira vez em 2013, na sala Villa-Lobos, voltará à capital em 26 de junho para uma master class, chamada Alien guitar secrets. Sobre a clínica e sobre outros detalhes da carreira e sua visão da indústria musical.

Steve Vai ; Alien Guitar Secrets Master Class
Em 26 de junho, às 20h. Auditório do colégio La Salle da Asa Sul (SGAS 906, Conjunto E, Asa Sul ; Brasília); Inscrições: R$ 160 (inscrição) e R$ 300 (inscrição premium com Meet and Greet ; local privilegiado ; direito a foto e um item autografado pelo artista). Valores relativos a primeiro lote (podem ser alterados sem aviso prévio). Pontos de venda: Unidades do GTR Instituto de Música (111 Sul e 708/9 Norte) ou pelo site. Informações: (61) 3245-7140/3340-8972

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação