Confira os youtubers brasilienses que se destacam na internet

Os canais Invento na Hora, Histeria Channel, Respira, Mariana! e Esquentamente alcançam diversos públicos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/05/2015 08:09 / atualizado em 27/05/2015 18:45

Renata Rios

Arquivo Pessoal

Os youtubers são uma tendência, e não é de agora, o estilo de vídeos curtos em canais do YouTube falando de vários assuntos está alcançando diversos públicos, com interesses diferentes. Mas como é a produção na capital? Brasília não fica para trás nessa onda e já tem alguns nomes de destaque no cenário on-line.

Um dos mais visualizados é o youtuber Lucas Lira, do Invento na Hora. Ele segue o estilo de outros jovens conhecidos na plataforma. Seus vídeos são de monólogos, com um toque de ironia e comédia, sobre assuntos diversos do cotidiano. Lucas acumula números robustos: são mais de 2 milhões de inscritos e mais de 90 milhões de visualizações no canal.



Mas ele não é o único que se destaca. Outro canal que merece ser visualizado é a Histeria Channel, coordenado por Marcos Altino, Gustavo Leles e Cláudio de Marchi. Apesar de o canal ainda apresentar números modestos, quando comparados ao Invento na Hora, recentemente o Histeria teve dois vídeos — Então é Natal! e Trilha sonora original — indicados à 8ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, que será realizado em junho, no Cine Brasília. “Nossos vídeos são esquetes de humor, em sua maioria ficção, em formato de curta-metragem. A ideia do canal é produzir tanto vídeos curtos, como curta-metragens para o cinema. Não gostamos de ultrapassar quatros minutos de vídeo”, comenta Marcos Altino, sobre a produção do canal.



Já em outro modelo, o canal literário Respira, Mariana!, oferece para seus espectadores vídeos sobre as leituras que a youtuber faz. “Eu assistia a vários vídeos de YouTube sobre diversos assuntos e, quando fui procurar sobre livros, achei pouca gente fazendo. Sempre li bastante e aprendi muito nova a editar vídeos de maneira básica, então resolvi tentar” relembra a designer de 23 anos, Mariana Azevedo Gastal.



Dois amigos conversam sobre o conteúdo do YouTube e dão dicas sobre a quais canais valem a pena assistir, é esse o formato escolhido por Daniel Arcos e Ângelo Whosoever para o canal Esquentamente. “Passamos um ano procurando um formato novo, alguma coisa que ninguém tivesse feito ainda”, relembra Ângelo. “Nossa canal faz indicações de canais, que é um serviço que ainda falta no YouTube, achamos que seria legal apresentar canais para as pessoas”, ele conclui.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
Odnalro
Odnalro - 29 de Maio às 10:34
Achei a matéria um pouco focada em "Youtube for teens", citando apenas os canais voltados para os adolescentes fãs de Minecraft, Kefera e Harry Potter. Faltou citar três canais de brasilienses com visualizações robustas, temas totalmente diferentes e conteúdo não-adolescente sensacional: 1) Mete a Colher (canal de relacionamento com um casal super engraçado e carismático), 2) minhabsb (canal de entrevistas feitas a bordo de uma brasília amarela com celebridades da cidade ou que estão de passagem pela cidade, essencial para todo cidadão brasiliense) e 3) Saulo Pinheiro (canal de esquetes de humor, BEEEEEM melhor que o Parafernalha, onde o ator faz dois gêmeos engraçadíssimos típicos da cidade e que ninguém acredita que são interpretados por um só ator). Fica a dica aí pro autor da matéria fazer uma segunda parte, focando em outros públicos.