Diversão e Arte

Orquestra Sinfônica faz apresentação com temas clássicos da sétima arte

O show do grupo será às margens do Lago Paranoá neste sábado (13/6)

postado em 13/06/2015 07:32
Com repertório mais popular, maestro Claudio Cohen espera atrair o público jovem para apresentações da orquestra
A música clássica e as trilhas sonoras que embalaram o cinema vão ser apresentadas neste sábado (13/6) pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do maestro Claudio Cohen, às 17h30, no Iate Clube de Brasília. O espetáculo ocorre ao ar livre, na orla do clube. Para o maestro Cláudio Cohen, a importância de promover eventos abertos e solidários com a orquestra é ampliar o espaço de acesso do público à música clássica.

;Levar orquestras para espaços abertos é comum. Podemos citar como exemplo a Orquestra Filarmônica de Viena, que regularmente se apresenta em jardins diversos. Além disso, em locais ao ar livre, é possível atingir públicos três, quatro vezes maiores do que dentro de auditórios ou teatros;, explica.

[SAIBAMAIS]Cohen explica, ainda, sobre as diferenças sonoras que existem entre se apresentar em um espaço fechado, com tratamento acústico adequado, e em um ambiente ao ar livre. ;São dois tipos de espetáculos diferentes. Em locais abertos, há um contato com a música de uma forma mais despretensiosa, existem sons do próprio lugar onde está acontecendo o espetáculo. Quando existe uma acústica adequada, tem a questão de uma sonoridade mais concentrada, você consegue tratar a expressão do som de uma forma mais intensa. São duas experiências diferentes;, afirma.

O maestro conta que a ideia desse repertório vai ao encontro de uma busca pela diversidade. ;Para atingir um público maior, nós optamos por essa linha e conseguimos gerar uma demanda maior. Foi um sucesso, as pessoas gostam muito desse repertório e criamos um atrativo para o público jovem também.;

Iate in Concert
Com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional sob regência do maestro Claudio Cohen. Sábado (13/6), às 17h30. No Iate Clube (SCEN Trecho 2, Conjunto 4). Entrada franca, mediante doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa (exceto sal). Classificação indicativa livre. Informações: 3329-8700.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação