Diversão e Arte

Cresce a procura por produtos culturais relacionados a chefs de cozinha

Rebeca Oliveira
postado em 22/06/2015 07:44

Premiado chef Alex Atala usa visibilidade para promover a gastronomia como bem cultural

Há um certo furor em torno de chefs de cozinha. Cozinhar, mais que um ato prazeroso, dá audiência. Na tevê, na web ou no mercado editorial, a culinária comprova ser um produto rentável. Ser chef, agora, é pop. Cozinheiros como Henrique Fogaça e Carlos Bertolazzi ; jurado do MasterChef Brasil e apresentador do Cozinha sob pressão, respectivamente ; passam a ser celebridades e chegam a ser comparados a artistas.


Reality shows como MasterChef e Cozinha sob pressão têm mudado a regra do jogo na tevê aberta. Elevaram ; chegando a dobrar, em alguns episódios ; a audiência da Band e do SBT no horário que são transmitidos. Sem citar os programas de culinária da tevê fechada, na qual há mais de 100 atrações do segmento, como os programas Que marravilha, no GNT, e Homens Gourmet, exibido na Fox.


[SAIBAMAIS]Na literatura, o fenômeno não é diferente: a Cia das Letras, por exemplo, criou um selo só para títulos gastronômicos no ano passado. Em eventos brasilienses, mesmo os de música ou cinema, a gastronomia surge como elemento essencial. Alex Atala, do premiado D.O.M., foi o primeiro chef a atuar como curador-artístico da Virada Cultural de São Paulo em toda a história do evento. Essa exposição tem aumentado a procura por cursos na área. Na Unieuro, por exemplo, houve crescimento de 40% no número de matrículas, se comparados aos dados do ano passado.

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