Diversão e Arte

Sobradinho comemora Dia do Bumba meu boi com eventos culturais

Centro de Tradições Populares recebe brincadeira que reúne teatro, música, batuque e dança

postado em 23/06/2015 07:30

Os festejos têm raízes, africanas, indígenas e européias

Ao som de pandeiros, matracas e maracás, figuras fantasiadas com roupas coloridas e chapéus em forma de meia lua carregam uma das tradições mais preciosas da cultura brasileira: a festa do Bumba meu boi. Brincantes ensaiam durante três meses, para no dia 23 de junho apresentar o espetáculo de dança e música à comunidade. Hoje, no Centro de tradições populares ; Boi de Seu Teodoro, essas figuras prometem encher a noite com a magia e os encantos do ritual.

;Aos sete anos de idade eu ia escondido para ver o ensaio do boi. Eu achava aquilo uma beleza, aquele pessoal esquentando aqueles pandeiros na beira da fogueira, aqueles maracás, aquelas matracas, aquilo pra mim era tudo;, relata o mestre Teodoro Freire, no livro O encantador Seu Teodoro do Boi. Seu Teodoro, grande líder cultural, que tinha o ritmo do bumba meu boi no pulso, morreu, mas deixou como legado a Brasília essa tradição. ;Logo que meu pai chegou a Brasília, ficou triste por não conseguir mostrar para a nova cidade o valor da cultura do Maranhão. No começo, a comunidade era um pouco preconceituosa, mas, com o tempo, aceitou e começou a fazer parte da festa;, lembrou Guará Freire, o filho mais novo do mestre e um dos responsáveis pela continuidade da tradição.

Com raízes, africanas, indígenas e européias, o Boi, que tem o primeiro registro publicado pelo padre Miguel do Sacramento Lopes Gama, no ano de 1840, na cidade de Recife (PE), se espalhou de norte a sul do país e adquiriu características de diferentes estados brasileiros. No Nordeste, apresenta-se como bumba meu boi, boi de reis ou apenas bumba; No Norte, é conhecido como boi bumbá; no Sul recebeu o nome de boi de mamão e boi-barroso; e no Sudeste é chamado de boi de reis e boizinho.

[VIDEO1]Já no Centro-Oeste, o festejo carrega uma mistura dos costumes nordestinos e nortistas e se mantém fiel as passagens do rito tradicional. ;No sábado de aleluia, ocorre o primeiro ensaio do Boi, e partir daí ensaiamos todos os sábdos até o anteceder do dia de São João;. Durante os ensaios, os brincantes montam as coreografias e escolhem as músicas da festa, enquanto costuram as fantasias com miçangas coloridas. ;Todo ano bordamos um couro novo, é como pagamos a promessa que fazemos a São João;, explica Guará.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação