Diversão e Arte

Cazuza e as principais canções que marcaram o Brasil

O Correio apresenta as músicas do cantor e compositor carioca que fizeram com que ele fosse nacionalmente aclamado

postado em 01/07/2015 07:32
Todo amor que houver nessa vida
[VIDEO1]
Lançado no primeiro álbum do Barão Vermelho, homônimo, de 1982, a canção composta por Cazuza e Roberto Frejat chamou a atenção de Caetano Veloso, que a cantou em um show e saudou o novo poeta.

Pro dia nascer feliz
[VIDEO2]
O primeiro grande hit do Barão Vermelho estava no segundo disco do grupo carioca, de 1983. A música da dupla Cazuza e Frejat foi gravada por Ney Matogrosso e ajudou os rapazes a ganharem mais visibilidade.

Bete Balanço
[VIDEO3]
A canção foi feita por Cazuza e Frejat sob encomenda, para o filme homônimo de Lael Rodrigues, estrelado por Débora Bloch em 1984. A música é considerada um dos maiores sucessos da carreira do Barão Vermelho.

Maior abandonado
[VIDEO4]
A faixa que deu o nome ao terceiro disco do grupo, lançado em 1984, também leva a assinatura de Cazuza/Frejat. A banda já era nacionalmente conhecida e, em 1985, fez um show histórico na primeira edição do Rock in Rio.

Exagerado
[VIDEO6]
Título do primeiro álbum da carreira solo, de 1985, esta parceria de Cazuza com Leoni e Ezequiel Neves se tornaria uma de suas marcas registradas. Cazuza declarou ser esta a sua composição mais autobiográfica.

Codinome beija-flor
[VIDEO5]
Parceria com o amigo e produtor Ezequiel Neves, a canção apresenta um lado mais melancólico de Cazuza, em contraponto às baladas roqueiras de outrora. Também faz parte do primeiro álbum solo do artista, Exagerado.

Ideologia
[VIDEO7]
Faixa-título do terceiro disco solo de Cazuza, lançado em 1988, a canção de teor político foi eleita uma das mais importantes da carreira do compositor, sobretudo pelo momento que o país vivia à época.

Brasil
[VIDEO8]
Parceria com George Israel, do Kid Abelha, ganhou o Prêmio Sharp de melhor canção em 1988. A faixa recebeu uma versão de Gal Costa que também fez enorme sucesso e foi tema de abertura da novela Vale tudo, da TV Globo.

Faz parte do meu show

[VIDEO9]
Também do disco Ideologia, considerado pela crítica como o melhor álbum solo de Cazuza, a canção em parceria com Renato Ladeira mostra que o artista, para além de roqueiro, foi também influenciado pela bossa nova.

O tempo não pára

[VIDEO10]
Último grande sucesso de Cazuza, em parceria com Arnaldo Brandão, a faixa deu o nome do quarto álbum do artista, gravado ao vivo. A música marca os últimos shows do artista, já debilitado pelo Aids.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação